23/05/2023 às 19h47min - Atualizada em 23/05/2023 às 19h47min

Simpósio de Nutrição e Saúde da Federação Internacional do Leite

O papel dos produtos lácteos e seus benefícios são reafirmados

Mundo Agropecuário
Os efeitos dos laticínios na prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e esteatose hepática, entre outras, foram destacados por especialistas internacionais em simpósio organizado pela Federação Internacional do Leite (IDF).

Este é o terceiro Simpósio Anual de Nutrição e Saúde, intitulado "Além dos nutrientes: os efeitos dos alimentos integrais na saúde", que enfocou a importância da matriz láctea na avaliação da qualidade nutricional e dos efeitos na saúde.

A matriz láctea é a estrutura de nutrientes que esse alimento possui e, muito importante, a interação entre eles, que foi revelada no simpósio, principalmente nos benefícios que ela gera no ser humano em todas as fases da vida.

Dr. Rodrigo Valenzuela, pesquisador e diretor da Escola de Nutrição da Universidade do Chile, que é diretor científico do Comitê Científico de Laticínios do programa Gracias a la Leche do Consorcio Lechero, foi um dos cientistas que compartilharam conhecimento neste encontro internacional.

OS EFEITOS
Os especialistas destacaram o papel dos produtos lácteos fermentados, como o iogurte, que fornecem nutrientes e, ao mesmo tempo, peptídeos que contribuem para os efeitos anti-hipertensivos e digestão da lactose, além de seu papel na prevenção do diabetes. "O papel do consumo de laticínios fermentados na saúde fornece evidências para o efeito da matriz dietética em laticínios, como peptídeos bioativos que contribuem para efeitos anti-hipertensivos", disse a Dra. Hannah Holscher (Universidade de Illinois).

"Há evidências irrefutáveis ​​de que os laticínios previnem o câncer colorretal. Os laticínios fermentados agem modulando a microbiota intestinal, reduzindo assim o risco de desenvolver câncer colorretal", diz o Dr. Luigi Ricciardiello, da Universidade de Bolonha. Enquanto isso, a Dra. Emma Feeney (University College Dublin), estudou a relação entre consumo de queijo, colesterol e risco de acidentes vasculares cerebrais. “O queijo está associado a um risco reduzido de derrame e é levemente protetor contra doenças cardíacas coronárias. As maiores reduções no colesterol total e LDL são observadas quando as pessoas consomem gordura de um alimento integral, como os da matriz do queijo", explicou.

“Existem publicações crescentes sugerindo que a ingestão de iogurte reduz o risco de diabetes tipo 2 e fígado gorduroso por meio de seu rico perfil de nutrientes devido à presença de componentes específicos derivados da fermentação láctea”, disse o Dr. André Marette (Universidade de Laval, Canadá) . Sandra Luliano, pesquisadora sênior da Universidade de Melbourne, comentou que “os laticínios são uma importante fonte de cálcio e proteína para adultos mais velhos, o que os ajuda a reduzir fraturas, perder peso e evitar a desnutrição. Todos esses benefícios são prováveis ​​em outras pessoas indica. 

CIÊNCIA DE LÁCTEOS
O conhecimento da matriz leiteira na América Latina foi uma das perguntas feitas ao especialista Dr. Rodrigo Valenzuela. “Ainda é um tema novo, mas está sendo difundido e conhecido com sucesso, o que é muito motivador para nós que estamos desenvolvendo a ciência leiteira no continente”, afirmou.

“Contamos sobre as ações com as quais a matriz láctea tem se tornado conhecida, considerando os benefícios dos laticínios como alimentos propriamente ditos, como leite, iogurte e queijo; o impacto que geram, considerando a epidemiologia latino-americana, ainda focada na desnutrição infantil; e, por outro lado, as doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão, diabetes, câncer, que foram os temas discutidos no simpósio”. 

O Dr. Valenzuela aproveitou para compartilhar tópicos atuais de pesquisa, como os dados que mostram que a gordura do leite é benéfica para os seres humanos; o uso de adoçantes em produtos lácteos para reduzir o uso de açúcar e "estamos muito motivados pelo fato de que os temas discutidos no simpósio são justamente os que estamos desenvolvendo e divulgando aqui no Chile através de cursos.

No Chile, disse o Dr. Rodrigo Valenzuela, os laticínios são um alimento massivo e acessível "por isso podem contribuir para melhorar a saúde e prevenir doenças da população, cardiovasculares, renais, entre outras, tudo isso sendo divulgado diretamente aos profissionais de saúde e público em geral de acordo com o objetivo do programa Gracias a la Leche”.

Nesse sentido, o coordenador do programa Agradecimento ao Leite da Área de Lácteos e Nutrição do Consórcio Lácteos Roberto Koch destacou que o convite feito pelo IDF ao pesquisador Dr. Rodrigo Valenzuela para apresentar neste simpósio é um grande mérito. “Isso prova que o trabalho de pesquisa realizado no Chile sobre os benefícios dos laticínios para a saúde e nutrição das pessoas não é apenas de interesse do nosso país, o que nos encoraja ainda mais a continuar promovendo a ciência do leite”.

Fonte: Mundo Agropecuário

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp