21/05/2023 às 12h54min - Atualizada em 21/05/2023 às 12h54min

Exposição aborda incentivos fiscais para o produtor rural

A atividade é realizada pelo curso de Ciências Contábeis do Câmpus Dianópolis

Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
O curso de Ciências Contábeis do Câmpus Dianópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) trouxe para a Vitrine Agrotecnológica da Unitins na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins) a exposição “Orientação sobre incentivos fiscais para o produtor rural”, sob a coordenação do professor Gilberto de Freitas Silva Filho. 

O docente explica que “o produtor rural, principalmente da agricultura familiar, tem mais dificuldade de acessar essas informações. Por isso, trouxemos os estudantes de Ciências Contábeis para entregarem à comunidade essas informações”. 

A exposição foi dividida em três partes: atendimento ao médio e grande produtor, a segunda parte relacionada ao pequeno produtor, a economia sustentável e aos benefícios fiscais disponíveis, e a última consiste nos incentivos fiscais relacionados ao próprio Estado do Tocantins, ou seja, o que o Estado oferece ao seu produtor rural em incentivos fiscais.

Para o acadêmico Pedro Gabriel Silva Xavier, do 7° período de Ciências Contábeis, o nosso Estado tem crescido muito no agronegócio. "Como a nossa região é de cerrado, tínhamos um cenário que não havia muita produtividade. Mas, agora, com tantos avanços tecnológicos, irrigação, o cenário está mudado. Estamos trazendo essas informações sobre os incentivos para os produtores. Está sendo enriquecedora essa experiência”.

Autor: Carlos de Bayma
Fonte: Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS

Nota do Site Ciência do Leite
A 23ª Edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins, considerada a maior Feira de Tecnologia Agropecuária da Região Norte do Brasil, apresentou as novidades no setor do agronegócio e este ano teve como tema o Compliance no Agro. A Agrotins foi realizada de 16 a 20 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas, na saída para Porto Nacional.

Ocupando um espaço de aproximadamente 400 mil metros quadrados, a organização da feira estima que o volume de negócios esperado para este ano foi de aproximadamente mais 2,5 bilhões, e com um público total de 180 mil pessoas.

A feira foi composta por unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditórios, exposições de máquinas e implementos, comercialização de veículos leves e pesados, veículos náuticos, comercialização de produtos regionais, exposição e comercialização de animais. A Agrotins teve como objetivo promover o desenvolvimento do setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio, assim como apoiar e divulgar as ações de pesquisa, adaptação, validação, divulgação e transferência de tecnologias ao setor produtivo. 

As principais atividades da feira foram:

•    Mostras e comercialização de máquinas, equipamentos, implementos, produtos, animais e serviços agropecuários;
•    Cursos, clínicas tecnológicas, palestras e dinâmicas de máquinas;
•    Caravanas de agricultores familiares de todo o estado;
•    Vitrines agrícolas;
•    Inovações tecnológicas;
•    Instituições de crédito;
•    Instituições de ensino superior;
•    Órgãos municipais, estaduais e federais;
•    Reuniões setoriais de entidades e instituições ligadas ao setor produtivo;
•    Divulgação dos programas e ações governamentais.
 
Novidades na edição 2023
A feira contou com o Pavilhão da Mineração; Pavilhão Cores e Sabores (lanchonetes, food truck’s e apresentações culturais regionais); Avenida principal
contou com cobertura, para conforto térmico; Prova de tambor e laço; Pier para embarque e desembarque de veículos náuticos. Foram disponibilizados no local do evento 10 complexos de banheiros de luxo. O Pavilhão da Agricultura Familiar contou com exposição de maquinário voltado para pequeno agricultor. No evento teve competição de canoagem e pesca esportiva e um pavilhão de Ciência e Tecnologia no Agro do Tocantins. A Agrotins tem como público-alvo, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes e empresários ligados ao agronegócio. E para facilitar o acesso às novas tecnologias que foram apresentadas na feira, os interessados em fazer bons negócios, contaram com as instituições financeiras presentes no evento ofertando condições especiais de financiamento.

Compliance
Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer. No Brasil, o agronegócio é um dos pioneiros na criação de uma medida oficial para incentivar as empresas a desenvolverem uma cultura efetiva de Compliance. A oportunidade surgiu com a criação do Selo Agro+Integridade, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no final de 2017, para empresas que desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.

Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp