11/05/2023 às 18h23min - Atualizada em 11/05/2023 às 18h23min

Viçosa agora é oficialmente a Capital do Doce de Leite

A cidade de Viçosa se tornou a Capital Estadual do Doce de Leite em Minas Gerais. A lei número 24.318 que concede o título foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Jornal Estado de Minas
Doce de leite - A cidade de Viçosa se tornou a Capital Estadual do Doce de Leite em Minas Gerais. A lei número 24.318 que concede o título foi publicada nesta terça-feira, 9 de maio, no Diário Oficial do Estado após ter sido aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 

A proposta é do deputado estadual Coronel Henrique, que destacou nas redes sociais que com a lei a cidade poderá explorar de forma mais abrangente o turismo gastronômico, o que poderá ampliar as possibilidades econômicas da cidade.

Essa é a segunda legislação referente ao famoso Doce de Leite de Viçosa. Em janeiro de 2022, foi sancionada a Lei nº 24.033, que entende “como relevante a declaração do Doce de Leite Viçosa, produzido no Município de Viçosa, como patrimônio cultural imaterial do Estado, haja vista a simbologia, a história, qualidade e tradição da iguaria fabricada no referido Município mineiro. ”

A história do Doce de Leite Viçosa remonta aos anos 1980, quando a Usina Piloto de Laticínios da UFV – criada com o objetivo de ser um laboratório de apoio às aulas práticas sobre leite e derivados do Departamento de Tecnologia de Alimentos – passou a ser gerenciada pela Funarbe. Inicialmente, a produção do doce se destinava apenas ao consumo dos estudantes e clientes do refeitório da instituição de ensino.

O produto foi lançado no mercado local em 1988, com a denominação “Doce de Leite em Pasta Funarbe”, e, em 1992, passou a ser comercializado como Doce de Leite Viçosa, em função da adoção da marca “Viçosa” pelo Laticínio Escola. Assim, desde 2000, quando participou pela primeira vez do Concurso Nacional de Produtos Lácteos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG, vem divulgando o nome do município e da universidade pelo país. Em todas as edições de que participou, foi premiado entre os três primeiros colocados. E em 2019 se tornou recordista no concurso, ao ser vencedor pela décima vez.

História do doce de leite: O Doce de Leite Viçosa é produzido pelo Laticínio Escola da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), da Universidade Federal de Viçosa, desde os anos 1980. Inicialmente, a produção do doce era destinada apenas ao consumo dos estudantes e clientes do refeitório da instituição de ensino. O produto foi lançado no mercado local em 1988, com a denominação “Doce de Leite em Pasta Funarbe”, e, em 1992, passou a ser comercializado como Doce de Leite Viçosa, em função da adoção da marca “Viçosa” pelo Laticínio Escola. Desde 2000, quando participou pela primeira vez do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o Doce de Leite Viçosa vem divulgando o nome do município e da universidade pelo país. Em todas as edições de que participou, foi premiado entre os três primeiros colocados. 

Fonte: Jornal Estado de Minas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp