09/05/2023 às 13h53min - Atualizada em 09/05/2023 às 13h53min

Mapa participa de uma das maiores feiras de alimentos e bebidas no Marrocos

O Siam contou com a participação de 12 empreendimentos brasileiros, que mostraram produtos como açaí, cupuaçu, carne de frango, tilápia, queijos, cafés, geleias, sucos, açúcar, pimentas e grãos.

Ministério da Agricultura e Pecuária
MAPA
Empresas brasileiras do ramo da indústria de alimentos, bebidas e maquinários participaram da 15ª Edição da Feira Salon International de L’Agriculture au Maroc (Siam 2023), que ocorreu entre os dias 2 a 7 de maio, em Meknès, no Marrocos. O Siam é um dos maiores eventos africanos dedicados à agricultura e aos diversos players do segmento no continente.

A Missão Comercial ao Marrocos, coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), teve o objetivo de promover a realização de negócios e a abertura de novas fronteiras para o agronegócio brasileiro na região.

Em sua 15ª edição, o Siam, que é um evento business to business, acontece sob a temática "Geração Verde: Por uma soberania alimentar sustentável", após três anos de ausência devido à pandemia da Covid-19. Segundo a organização, a feira atraiu 900 mil visitantes durante os seis dias e reuniu 1.400 expositores de 65 países.

Pavilhão Brasil

O Pavilhão Brasil movimentou US$ 1,6 milhão em negócios realizados durante os seis dias de evento. A expectativa dos expositores é de comercializar mais US$ 25,4 milhões nos próximos 12 meses.

Entre os produtos brasileiros expostos no Siam 2023, destacam-se: açaí, cupuaçu, carne de frango, tilápia, queijos, cafés, geleias, sucos, açúcar, pimentas e grãos. Além de produtos alimentícios, também foram apresentados máquinas agrícolas, fertilizantes e produtos de irrigação.

Os 12 estandes brasileiros contaram com uma estrutura completa para preparação e exposição de produtos, apoio de recepcionistas bilíngues e confecção do catálogo do Pavilhão Brasil, além de apoio técnico da adidância agrícola brasileira no Marrocos para reunião com os potenciais compradores.

O Pavilhão Brasil, um dos mais visitados, teve a presença do ministro marroquino da Agricultura, Pescas Marítimas, Desenvolvimento Rural e Águas e Florestas, Mohammed Sadiki, que experimentou o famoso açaí brasileiro.

Em 2022, o Marrocos foi o segundo maior destino na África das exportações de produtos do agronegócio brasileiro. Com destaque para o açúcar, que normalmente representa cerca de 70% da pauta exportadora em termos de valor; milho, trigo mole, pimenta-preta, café, dentre outros.

A expectativa é aumentar a participação das mercadorias brasileiras no mercado marroquino, além de promover a abertura de novos mercados para produtos como lácteos, mel, couro, carnes processadas, material genético animal, pescados, tabaco e produtos florestais, avaliou a adida agrícola do Brasil no Marrocos, Ellen Elizabeth Laurindo.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp