27/04/2023 às 20h45min - Atualizada em 27/04/2023 às 20h45min

Tetra Pak inicia pesquisa pioneira para embalagens à base de fibras no laboratório MAX IV

A pesquisa visa descobrir novos insights sobre a nanoestrutura de materiais à base de fibra para ajudar no desenvolvimento da “embalagem do futuro”, com testes em canudos de papel.

Eva Gustavsson
Tetra Pak Brasil

A Tetra Pak está focada em desenvolver a “embalagem de alimentos mais sustentável do mundo”, feita de materiais renováveis ​​ou recicláveis ​​de origem responsável, além de ser totalmente reciclável e neutra em carbono. Os canudos, que a empresa fornece aos fabricantes de bebidas juntamente com algumas de suas embalagens cartonadas, fazem parte da equação.

Em 2019, a Tetra Pak se tornou a primeira empresa de embalagens cartonadas a lançar canudos de papel na Europa, dois anos antes da proibição em toda a União Europeia de canudos de plástico descartáveis. Agora, a companhia está trabalhando para levar sua tecnologia de canudos de papel para o próximo nível, por meio de uma colaboração com o laboratório de radiação síncrotron MAX IV, em sua nova estação de pesquisa ForMAX, na Suécia.

“Nossa ambição é fornecer as embalagens de alimentos mais sustentáveis do mundo, e os experimentos da ForMAX nos apoiarão claramente nessa missão”, disse Eva Gustavsson, vice-presidente de materiais e embalagens da Tetra Pak.

MATERIAL À BASE DE FIBRA SERÁ VITAL

Antes da proibição da UE, os canudos de plástico estavam entre os itens de embalagem mais jogados no lixo. De acordo com um estudo publicado em 2017, cerca de 8,3 bilhões de canudos de plástico poluíram as praias do mundo.

Mas trocar o plástico por canudos de papel não é uma solução milagrosa. Esforços devem ser feitos para garantir que o papel seja obtido de forma sustentável e que o próprio canudo não seja apenas reciclável, mas reciclado pelos consumidores.

Também existem desafios para atender às demandas de funcionalidade. De acordo com a consultoria de pesquisa Campden BRI, por exemplo, alguns canudos de papel foram criticados por não perfurarem embalagens de bebidas, bem como por apresentarem baixo desempenho quando imersos em líquidos.

A Tetra Pak está buscando aprimorar seu jogo de canudos de papel com uma pesquisa pioneira em embalagens de alimentos à base de fibras. A pesquisa visa descobrir novos insights sobre a nanoestrutura de materiais à base de fibra para ajudar no desenvolvimento de canudos seguros para alimentos, recicláveis e duráveis, além de atender às necessidades de sustentabilidade.

“A embalagem do futuro precisa ser totalmente reciclável e ter baixo impacto ambiental. Usar materiais renováveis e aumentar o uso de material à base de fibras nas embalagens será vital”, afirmou Eva. “Dentro desta pesquisa, a Tetra Pak espera descobrir novos insights sobre materiais à base de plantas como base para inovações futuras”, completou a executiva.

O QUE ENVOLVE A PESQUISA INICIAL?

A pesquisa inicial visa analisar, em tempo real, como os canudos de papel respondem a diferentes fatores ambientais, assim como líquidos, sob condições rigorosas. Os dados serão usados para otimizar a composição dos canudos de papel, com o objetivo final de melhorar a funcionalidade, conforme Eskil Andreasson, especialista em tecnologia de modelagem virtual da Tetra Pak.

A companhia planeja alavancar a tecnologia de radiação síncrotron – a radiação eletromagnética emitida quando partículas carregadas viajam em caminhos curvos perpendiculares à sua velocidade – para alcançar esses resultados. O MAX IV e sua estação de pesquisa ForMAX afirmam ser a mais moderna instalação de radiação síncrotron do mundo.

 
 

 

A pesquisa da Tetra Pak com o MAX IV se concentrará no estudo de diferentes materiais de embalagem em nível atômico e molecular, explicou Andreasson: “O objetivo é estudar os diferentes materiais em uso hoje e entender maneiras de melhorá-los além de seu desempenho atual em diferentes condições.

ALÉM DA PRIMEIRA FASE

Embora a fase inicial da pesquisa da Tetra Pak com MAX IV seja focada em canudos de papel, os insights obtidos têm potencial para serem aplicados a outras áreas de embalagem.

A Tetra Pak também está realizando pesquisas sobre a estrutura dos materiais de embalagem, propriedades da superfície do material, como os alimentos interagem com os materiais para reduzir o desperdício de alimentos e os impactos ambientais indiretos, bem como a deterioração dos alimentos e o desenvolvimento do design do equipamento.

A mais recente pesquisa da Tetra Pak sobre canudos de papel segue o lançamento de um lote piloto de embalagens assépticas com uma barreira à base de fibra pioneira na indústria para substituir a barreira de alumínio.

“Os desafios da produção e distribuição global de alimentos são amplos e profundos. Compreender o comportamento e a composição dos materiais de embalagem em nível atômico será fundamental para enfrentar as interrupções na cadeia global de abastecimento de alimentos e promover a inovação técnica para novas soluções de embalagem”, concluiu Andreasson.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp