02/06/2023 às 21h36min - Atualizada em 02/06/2023 às 21h36min

Indústria sorveteira busca diminuir o impacto com embalagens

Empresas de embalagens oferecem alternativas biodegradáveis para o envase de sorvetes; confira algumas opções

Fispal Sorvetes
A preocupação do consumidor com a sustentabilidade das marcas está levando a indústria a repensar a forma como embala seus produtos. Com a chegada da época mais quente do ano, quando aumenta o consumo de sorvete, aumenta também a preocupação das empresas sorveteiras em melhorar o envase e diminuir (ou mesmo extinguir) o uso de materiais poluente.

Ao comprar um produto, o consumidor tende a escolher o que menos agride o meio ambiente. Conheça a seguir três empresas de embalagens que trazem soluções sustentáveis para o setor.

Prack
 
Na parte de embalagens, uma das soluções para produtos mais sustentáveis é a utilização do aditivo Go Green P-Life, feito de óleo de coco de palmeira de uma plantação na Malásia, e que transforma a maioria dos plásticos derivados de Nafta em plástico biodegradável.

As embalagens, que levam o nome de Eco Prack, são utilizadas para temperaturas negativas, em alimentos como sorvete e açaí, e foram desenvolvidas pela Prack, de Massaranduba, Santa Catarina.
 
Segundo Bruna Elena Silveira, assistente de Vendas da empresa, a aposta em embalagens sustentáveis começou em 2019, quando a empresa iniciou o projeto dos potes biodegradáveis. Hoje, todos os potes abaixo de 600ml só saem da fábrica biodegradáveis, afirma a representante da empresa.

“As embalagens se decompõem totalmente, virando CO², água e biomassa e não se transformam em micropartículas de plástico que permanecem no meio ambiente, como as soluções antigas. Apostamos na sustentabilidade”, diz Silveira. 

Algumas empresas já nascem com o objetivo de oferecer embalagens descartáveis biodegradáveis, como a FNS.

A empresa tem embalagens sustentáveis de diferentes tipos, entre elas as feitas de bagaço 100% vegetal, ideal para delivery; a Kraft, de polpa virgem, feita com papel em estado natural; e copos descartáveis de fibra de bambu, com revestimento PLA (amido de milho), um composto biodegradável que leva oito meses para se decompor no meio ambiente e apenas 24 horas em compostagem.

Segundo Flávio Caires, da área de Marketing da empresa, as embalagens são apropriadas para toda a cadeia de alimentos, de pratos quentes a sorvetes. “É uma tendência, a embalagem ecológica vai se decompor sem agredir a natureza”, afirma.

Innovapack

A Innovapak oferece a linha Biohz®, feita de papel cartão que pode ser reciclado. A produção cumpre com os requisitos da cadeia de custódia do FSC, o que implica em manejo florestal responsável, ou seja, que a árvore utilizada para fabricar o material seja renovada, que não haja exploração de mão de obra e que não haja impacto na flora e fauna. “Com isso, asseguramos que nossos produtos são muito nobres. Desde sua origem, até o fim, esses cuidados com o meio ambiente são contemplados. Assim, desejamos também colaborar para a conscientização da população sobre a importância de preservar as árvores”, afirma Marcelo Gaspar, diretor geral da Innovapack.

No terceiro trimestre deste ano, a empresa lançou a primeira colher de papel cartão reciclável e biodegradável do Brasil. Agora, toda a linha Biohz® chega ao mercado, abrangendo porta-copos em papel cartão, embalagens para saladas, embalagens para “delivery” e “take away”, bandejas para comidas e pote para sorvete. Todos os itens da linha são biodegradáveis e fabricados com papel cartão sem laminação plástica, degradando-se entre 12 e 18 meses.

Fonte: FISPAL SORVETES

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp