26/09/2010 às 09h17min - Atualizada em 26/09/2010 às 09h17min

“Transferência de Tecnologia e Inovação” reúne especialistas no Rio

Embrapa Agroindústria de Alimentos

Pesquisadores e técnicos engajados no processo de transferência de tecnologia e inovação terão oportunidade de discutir os entraves e as alternativas para estas atividades. As posições de governos, de centros de pesquisa e de empresas privadas, além de casos de sucesso no Brasil e no exterior, serão colocadas na mesa durante o Seminário de Transferência de Tecnologia e Inovação, de 25 a 27 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento é uma realização da Embrapa, Sebrae Rio e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

“Queremos discutir pontos comuns em diferentes setores que poderão jogar luz nas principais dificuldades e aproximar centros de pesquisa e empresas privadas no que toca aos entraves e forças que influenciam a transferência de tecnologia”, explicou Marcos Maia, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, um dos coordenadores do evento. 

O Seminário terá a presença de pesquisadores e técnicos de Portugal, Espanha, Chile e Estados Unidos que trabalham com arranjos institucionais para transferência de tecnologia e inovação. Em comum, as articulações que partem das universidades e institutos de ciência e tecnologia para que o conhecimento torne-se inovação no setor produtivo. 

Na outra ponta, representantes da Sadia, Vitalis e Bioexx mostrarão como essas empresas ligadas a agroindústria de alimentos beneficiaram-se com o conhecimento gerado nos centros de pesquisa, destacando as oportunidades e as barreiras que tiveram que superar. 

Brasken e o Pólo de Biotecnologia do Rio de Janeiro (Bio-Rio) apresentaram um outro prisma: os arranjos institucionais como forma de transferência e inovação. Para fechar, Petrobras, Organização Nacional da Indústria de Petróleo (Onip) e o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Promimp) falam da experiência no setor de petróleo e gás. 

O Seminário será no Auditório da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), no centro do Rio. Clique aqui para ver a programação.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp