A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPEADR) da Câmara dos Deputados aprovou o requerimento que propõe a criação de uma subcomissão permanente voltada à pecuária leiteira nacional. A aprovação ocorreu no colegiado na última semana.
Em defesa da instalação da subcomissão dedicado ao mercado leiteiro do Brasil, Ana Paula endossou: o segmento não tem descanso na produção. “A cadeia produtiva do leite não tem sábado, não tem domingo e nem feriados. E é uma cadeia produtiva que precisa ser vista com muito zelo”, afirmou a deputada, em discurso.
“O custo de produção é muito alto, enquanto o leite é um produto vendido a um preço muito baixo” — Ana Paula Junqueira Leão
De acordo com a congressista, a possibilidade de se criar a subcomissão ocorre no momento em que produtores têm desistido do segmento. “O custo de produção é muito alto, enquanto o leite é um produto vendido a um preço muito baixo. Muitos produtores vêm deixando a profissão para vir para a cidade, fazer outra coisa”, observou Ana Paula.
Dados da pecuária leiteira no Brasil
Segundo dados oficiais apresentados por Ana Paula Junqueira Leão, 92,6% dos produtores da pecuária leiteira do Brasil são caracterizados como pequenos (com produção de até 200 litros diários). Atualmente, o Brasil é o 5º colocado no ranking mundial de países produtores de leite.
Propósitos da subcomissão do leite
O objetivo da subcomissão é o de acompanhar, avaliar e propor medidas acerca da produção de leite no mercado nacional, bem como o de garantir maior segurança jurídica para o exercício da atividade econômica de natureza agrícola. Definir mecanismos de proteção do mercado interno de importação de produtos subsidiados e da carga tributária sobre leite in natura também são outros propósitos da futura subcomissão.
Editado por: Anderson Scardoelli. Jornalista, 33 anos de idade. Graduado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona leste paulistana. Com carreira nativa digital, soma 14 anos de experiência na imprensa online.