15/04/2023 às 13h55min - Atualizada em 15/04/2023 às 13h55min

Ilolay: Presente leiteiro, sem monopólio, sem estrangeirização.

Ao contrário do que alguns pensam, apenas as multinacionais leiteiras Saputo, e agora Savencia, que acaba de adquirir Ilolay na sua totalidade, operam de uma forma relevante na Argentina.

Valeria Hamann
Plan B
Os últimos dados publicados pela OCLA, o Observatório da Cadeia Láctea Argentina, revelam que os três maiores processadores de leite do país são, em primeiro lugar, o canadiano Saputo, com 11,9% do total de leite processado, em segundo lugar o local Mastellone Hnos. com 10,8% e até agora Williner, também local com 4,3%, que de uma forma ou de outra tem uma quota de 4,3%.

Williner, também local com 4,3%, que de uma forma ou de outra, através de Savencia Formage & Dairy, permanecerá no top 3, adicionando agora a percentagem de 2,1% de Milkaut, que já estava nas mãos da empresa francesa.

O resto é altamente fragmentado. Não há monopólio na nossa fábrica de lacticínios. Existem 24 outros processadores de lacticínios que detêm cada um entre 3% e 0,3% do volume total de leite industrializado no país.

Para mencionar apenas alguns, temos Nestlé, García, Verónica, Sancor, Danone, Manfrey e Ramolac.

 

 
leite

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OCLA

Sim, as razões e os números da venda do Williner são um sinal de que algo está muito errado nestas terras, mas se olharmos para isso de outro ponto de vista, é encorajador que o capital europeu esteja a investir nas nossas empresas.

Williner processa 540 milhões de litros de leite por ano, produzindo leite de longa duração, doce de leite, leite em pó, iogurtes, cremes, sobremesas, manteiga, natas e queijos ralados, derretidos, macios, semi-dura e duros.

Savencia é o segundo maior grupo de queijos em França e o quinto maior do mundo, com um volume de negócios de 5,6 mil milhões de euros e 21.900 empregados.

Embora a soma não chegue a 100

Para lhe dar uma ideia, nos últimos meses, a empresa leiteira peruana Gloria adquiriu a Soprole chilena por 640 milhões de dólares.

Com a capacidade de lidar com volumes de leite semelhantes aos da Soprole, Williner custou à empresa francesa Savencia um pouco menos de 100 milhões de dólares.

Barato custa caro

Para o capital estrangeiro, investir na Argentina é barato… mas perigoso.

No entanto, por alguma razão, estes gigantes continuam a apostar. As hipóteses de crescimento aqui são infinitas, se as coisas puderem ser postas em ordem.
em ordem.

Tal como as coisas estão hoje, criar gado leiteiro e fazê-los produzir não é um negócio. Industrializar a matéria-prima, e depois vendê-la, todas as actividades realizadas por diferentes elos da cadeia, não é negócio; e é por isso que algumas empresas estão a retirar-se, como a família Williner, ou a Lactalis (Parmalat), outra empresa francesa com presença em 70 países de todo o mundo, acabou por encerrar todas as suas operações na Argentina em Março passado.

Cada medida tomada pelo governo é mais um golpe no valor da indústria leiteira argentina. A última “Dolar Agro” vai afundar ainda mais o sector.

Os custos de produção irão aumentar, arriscando a viabilidade do negócio dos lacticínios, bem como provocando um aumento no preço de todos os produtos lácteos.
Isto foi advertido pela Apymel, uma organização que reúne pequenas e médias empresas de lacticínios, e pediram que as exportações de lacticínios fossem incluídas numa cotação diferencial para não continuarem a perder.
cotação diferencial de modo a não continuar a perder.

Ataque de pânico

O medo da estrangeirização surgiu em 2015, quando alguns homens de negócios assinalaram que um processo económico com fundamentos semelhantes aos do
O menemismo geraria um novo revés histórico que comprometeria a reindustrialização nacional, que já estava a atravessar um clima tempestuoso, sem crescimento e sem criação de emprego nos quatro anos anteriores.
e com uma falta de criação de emprego nos quatro anos anteriores.

O investimento internacional em empresas com grandes pontos de distribuição abriu a possibilidade de abastecer o mercado local com produtos importados.

É por isso que, nessa altura, a aliança entre a empresa alimentar Arcor e a empresa leiteira La Serenísima representava um forte apoio dos sectores industriais à política das empresas argentinas que estavam a fazer acordos comerciais com o mercado local.
Empresas argentinas que faziam acordos comerciais para manter o selo nacional sobre produtos de massa de necessidade básica.

No setor leiteiro, a fusão da Arcor de Luis Pagani – que incluía o seu parceiro Bagley, propriedade da empresa francesa Danone, mas em que a Argentina controla a maioria das acções – com a La Serenísima, uma empresa leiteira propriedade da empresa francesa
partilha – com La Serenísima da Mastellone, ajudou a empresa alimentar a explorar um novo sector de produção.

Medo bem fundamentado

Em 2003, a empresa canadiana Saputo comprou a Molfino Hermanos, com as suas duas fábricas de produção em Rafaela, Santa Fé e Tío Pujio, Córdoba, de onde vende La Paulina e Molfino.

O número de empregados foi drasticamente reduzido. Entretanto, em 2011, o grupo francês Bongrain aproveitou a crise no sector que gerou milhões em dívidas à Asociación de Unión de Tamberos, e acabou por comprar a quase totalidade das acções da Milkaut.


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