10/04/2023 às 10h44min - Atualizada em 10/04/2023 às 10h44min

O incrível sabor dos sorvetes salgados

Esta tendência começou na Itália, onde os sabores salgados são mais comuns de serem degustados, com isso cativou grande parte da população.

Produtos Finos

Sorvete de gorgonzola, tomate e manjericão? Os sorvetes salgados são produzidos com ingredientes que normalmente você encontraria na sua cozinha, mas são feitos com uma doçura especial, que você só descobrirá quando experimentar! Conheça melhor esta interessante delícia gelada!

Os brasileiros estão aprendendo a experimentar cardápios diferenciados e ingredientes ousados. Assim como outros alimentos, os sorvetes salgados estão caindo no gosto popular, aqui, neste país tropical.

Esta novidade, inspirada em países europeus, já conquistou inúmeras sorveterias e vários chefs de cozinha que reconheceram o quanto os sorvetes salgados são saborosos e, quando bem produzidos, conseguem ser uma atração nos cardápios de grandes restaurantes.  

Esta tendência começou na Itália, onde os sabores salgados são mais comuns de serem degustados, com isso cativou grande parte da população, se espalhando pelo mundo rapidamente. O objetivo a princípio, não era apenas conquistar o paladar das pessoas, mas apresentá-las uma opção de sorvete artesanal que fosse diferente de uma sobremesa tradicional doce – assim como conhecemos.

Os sorvetes salgados ainda oferecem uma variedade incrível de sabores, como gorgonzola, manjericão, tomate e azeitona preta, podendo ser degustados na companhia de saladas. Além destas opções, existem outros sabores que nos lembram vegetais, queijos e até peixes. O interessante é que todos os ingredientes utilizados no preparo dos sorvetes salgados, são encontrados facilmente em nossas cozinhas, o que aumenta ainda mais a curiosidade do público.

Para quem quer manter a boa forma, precisa saber que além de sabor, os sorvetes salgados são saudáveis e nutritivos, e sabores como: cenoura com gengibre e coentro, são eficientes na queima de gorduras por serem termogênicos, permitindo que o corpo gaste mais energia. Além disto, várias saladas são acompanhadas com molhos de iogurte, próprias para serem consumidas principalmente no verão brasileiro.

Mas para aqueles que são amantes de especiarias, é indispensável usar a criatividade para combinar os sorvetes salgados em outros tipos de pratos, lembrando que eles ainda podem ser harmonizados com cervejas e outras opções quentes, como bacalhau e risotos.

No entanto, não pense que o ingrediente principal destes sorvetes é basicamente o sal, já que eles ainda contém uma doçura diferenciada e são produzidos para manter um sabor equilibrado entre o doce e o salgado.

É importante saber que este produto já está em evidência no mercado, e cada vez mais atrai um público interessado em novas sensações gastronômicas.

Se você é do tipo de pessoa que também adora novas experiências e não dispensa uma novidade, já sabe que quando “bater aquela fome”, pode ir correndo para a sorveteria ou o restaurante mais próximo e pedir logo os saborosos sorvetes salgados

Dicas do Site Ciência do Leite

Os sorvetes salgados, na realidade não são lançamentos atuais. Tudo começou em 2002 quando o chef sorveteiro Pjilippe Faur  testou o sorvete de trufas para acompanhar um dos pratos do seu restaurante. Esta inovação fez tanto sucesso que ele resolveu criar outros aromas. Alguns outros criadores corajosos, audaciosos inventaram também outros sorvetes como  os de tomate, wasabi, pepino, entre outros. Grandes chefs e blogueiros continuam com criações salgadas originais e saborosas, complementando pratos em combinações perfeitas, como entradas ou sublimando pratos principais. O que não poderíamos imaginar é que virassem tendência e se transformassem  no novo lubbie foodie nos Estados Unidos, onde numerosos restaurantes oferecem em seu cardápio uma variedade de sorvetes salgados. As sorveterias também seguiram a moda e lançaram inúmeras sugestões de sorvetes salgados, acompanhando a tendência do verão. 

Depois dos sorvetes salgados, apenas aromatizados com especiarias (alecrim, manjericão, gengibre, wasabi, mostarda entre muitos outros...) surgiram os realmente feitos com legumes (abobrinha, tomate, pepino, abóbora, pimentão, etc...) e outros como ostras, foie gras, gorgonzola, ricota, anchovas e outros numa explosão de sabores, os mais incríveis possíveis... E não é somente o caramelo salgado que os seduz... 

A sorveteria "Salt and straw",  situada em Portland no Oregon, e em Los Angeles na Califórnia, faz do agridoce o seu carro chefe. Brincando com as associações de sabores e aromas originais numa mistura de mel salgado, queijo, guacamole, azeite, cerveja... eles excitam as papilas de todos aqueles que gostam de experimentar o exótico e o novo. 

Para os mais tradicionais mas que, ao mesmo tempo gostam de inovar sem muito arriscar , existem perfumes mais sutis que misturam com talento sabores originais,  mas não tão simples, como pera e roquefort, framboesa e abacate... Um modelo que poderia inspirar nossos mestres sorveteiros a criar aromas e sabores originais para surpreenderem nossos paladares sem nos chocar com exotismos extravagantes.

Você acham que esta moda, que está fazendo furor nos Estados Unidos neste verão, vai atravessar o oceano e invadir a Europa e depois "balançar" nossas sorveterias e restaurantes e também nosso paladar ? Pois acreditem, na França grandes restaurantes já adotaram  estes sorvetes e sorbets para complementar entradas ou valorizar pratos principais. 

Receitas de sorvetes salgados do site Receita sem Fronteiras
https://www.receitas-sem-fronteiras.com/sorvete-salgado-receitas.htm


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp