31/03/2023 às 08h35min - Atualizada em 31/03/2023 às 00h35min

Selo Arte tem destaque na programação da 24ª Marcha dos Prefeitos.

O certificado de identidade e qualidade possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal

Prefeitos e comitivas que integram a XXIV Marcha dos Prefeitos participaram da palestra sobre “Selo Arte e os desafios para comercialização das agroindústrias municipais”. O encontro teve como objetivo ampliar o conhecimento dos gestores públicos sobre os requisitos necessários para a concessão municipal do Selo Arte, possível a partir da Portaria Mapa Nº 531, publicada em dezembro de 2022.

Desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Selo Arte é um certificado de identidade e qualidade que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal, com receitas e processos que apresentem características tradicionais, regionais, culturais, vinculação e valorização territorial.

De acordo com o coordenador de Agregação de Valor do Departamento de Cadeias Produtivas e de Indicações Geográficas (Decap) da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), Marcus Vinícius Martins, o evento foi muito produtivo à medida que permitiu o esclarecimento de dúvidas importantes e dos critérios necessários para o acesso ao programa.

"O Selo Arte agrega valor ao produto artesanal brasileiro, possibilitando a ampliação dos espaços de comercialização, mais renda e qualidade de vida do produtor rural”, afirmou.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Obs: 
No Brasil, produtores de alimentos artesanais sempre tiveram dificuldade para comercializar seus produtos em todo o território nacional. Mas, com a presença cada vez mais forte do Selo ARTE, essa dificuldade foi reduzida. 

Desde que foi criado pelo Decreto nº 9.918/2019, o Selo ARTE é a melhor garantia de que os alimentos de origem animal sejam produzidos de uma maneira totalmente artesanal, além de apresentarem as características tradicionais, regionais e culturais que fazem dele um produto único. Com este selo artesanal, produtores têm maior facilidade para registrar e comercializar seus produtos em todo o território nacional. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp