29/03/2023 às 09h10min - Atualizada em 29/03/2023 às 09h10min

Em Porto Alegre, 2ª edição do Concurso de Queijo Artesanal do RS é lançada na Casa de Cultura Mário Quintana

Encontro na próxima quinta-feira (30/03) terá ainda a assinatura de termo que resgata a tradição do produto no Estado

Associação Gaúcha de Laticinistas
SEBRAE
Ocorre na próxima quinta-feira (30 de março), a cerimônia de lançamento da 2ª edição do Concurso de Queijo Artesanal do Rio Grande do Sul. A iniciativa promovida pela Associação Gaúcha de Laticínios (AGL), Emater/RS e Sebrae RS será realizada em maio reunindo diferentes queijarias gaúchas que atuam na produção do alimento de forma artesanal. O evento será realizado no Lola Bar, na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 - 7º andar), em Porto Alegre e terá ainda a assinatura do regulamento técnico de identidade e qualidade do queijo colonial artesanal, documento que será assinado pelo Secretário de Agricultura do Estado, Giovani Feltes.
Inscrição: 2° Concurso de Queijos Artesanais do RS.  Página da AGL - https://www.agl.org.br/concurso-de-queijos-artesanais-do-rs
Período de inscrição: 06 de Março a 16 de Abril de 2023
Informações: [email protected]
Valor da inscrição: R$30,00 para sócios AGL e R$60,00 não sócios (por agroindústria)
PIX: CNPJ n° 90.911.538-0001-40
PREENCHA UM QUESTIONÁRIO PARA CADA TIPO DE QUEIJO QUE VOCÊ DESEJA INSCREVER NO CONCURSO.
IMPORTANTE: Leia o regulamento do Concurso antes de fazer sua inscrição.

Para o Diretor Técnico da AGL, Danilo Cavalcanti Gomes, o termo é uma forma de resgatar a tradição do produto artesanal e colonial. "Com o passar dos anos, se perdeu a tradição do queijo original e essa normativa resgata as bases do queijo colonial, conforme ele foi concebido desde a imigração italiana, principalmente com os imigrantes do norte da Itália com o queijo asiago. Essa é uma forma de garantir esse patrimônio gastronômico do Estado", comenta.

 

Sobre o Concurso de Queijo Artesanal do RS

Em sua primeira edição em 2022, o Concurso de Queijos Artesanais do RS reuniu 44 queijarias do Estado que inscreveram 99 variedades de queijos. A iniciativa contou com 24 jurados e 11 expositores, além de mais de 250 participantes dos painéis técnicos e mais de 240 pessoas envolvidas nas oficinas temáticas. 

Fonte: SEBRAE/RS


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp