28/03/2023 às 08h19min - Atualizada em 28/03/2023 às 08h19min

Faça Queijos e Iogurtes Zero Lactose com produtos Rica Nata!

A Lactase hidrolisa ou quebra a lactose transformado-a em glicose, facilitando assim a digestão pelo organismo. Quando o nosso organismo não consegue fazer esta quebra por si próprio, denominamos esse fenômeno de Intolerância a Lactose.

A Lactase hidrolisa ou quebra a lactose transformado-a em glicose, facilitando assim a digestão pelo organismo. Quando o nosso organismo não consegue fazer esta quebra por si próprio, denominamos esse fenômeno de Intolerância a Lactose.
A Lactose da Rica Nata é um catalizador natural que promove a reação de hidrólise das moléculas de lactose, carboidrato encontrado no leite e em seus derivados. Um preparado a base de enzima lactase (B-D-Galactosidase), isolada de uma cepa especial e não GMO de levedura (Kluyveromices marxianus var. lactis). Atua sobre a ligação b-1,4-Glucosidica.
Recomendamos o uso de 30ml para cada 100l de leite.

A lactase é uma enzima presente naturalmente no corpo humano. Ela é responsável por fazer a digestão da lactose, o açúcar presente no leite, a fim de possibilitar que seja devidamente absorvido pelo corpo, evitando transtornos digestivos.

O que é lactase e qual sua função no organismo? O açúcar comum que compramos no supermercado é proveniente da cana. Mas você sabia que ela não é a única a produzir essa substância? Outros alimentos também contêm naturalmente o açúcar, como as frutas e o leite, composto pela lactose, que é digerida pela lactase. A lactase é produzida pelo organismo e precisa estar presente na quantidade certa para garantir uma boa digestão desse açúcar presente no leite. Isso evita sintomas e desconfortos, como a diarreia e a distensão abdominal. Como identificar os sintomas de gastrite? Clique aqui e saiba mais!O que é lactase e para que ela serve?

Entre outras substâncias, o leite é composto pela lactose, um tipo de açúcar encontrado naturalmente nesse alimento. Porém, as moléculas da lactose são muito complexas e em seu estado natural e não podem ser absorvidas pelo intestino, precisando da intervenção da lactase.

A lactase é uma enzima produzida pela mucosa do intestino delgado. A função dela é interagir com as moléculas de lactose para sofrerem hidrólise, sendo decompostas e convertidas em glicose e galactose. Com isso, essas moléculas ficam menores, digamos assim, e podem ser absorvidas pelo intestino, garantindo que sejam aproveitadas pelo corpo.

O que é suplementação de lactase? Para que a lactose seja decomposta adequadamente é preciso que o organismo produza a quantidade ideal da lactase, mas isso não acontece com todas as pessoas. Algumas produzem uma baixa quantidade da enzima, o que gera uma deficiência.

Quadros como esse fazem com que a moléculas de lactose sigam diretamente para o intestino grosso, desencadeando transtornos digestivos que caracterizam o quadro não só de insuficiência de lactase, mas também de intolerância à lactose.

suplementação consiste em oferecer ao organismo a lactase manipulada em forma de medicamentos. Assim, a necessidade do corpo é suprida garantindo que a digestão da lactose será feita adequadamente, a fim de evitar os desconfortos que a intolerância provoca.

Quais são as consequências da deficiência de lactase?

Em pessoas com deficiência de lactase, como explicamos, a lactose segue diretamente para o intestino grosso. Ali, ela sofre um processo de fermentação realizado pelas bactérias presentes naturalmente no intestino. No entanto, como esse açúcar não deveria estar ali, isso gera diversos sintomas, como: náuseas; vômito; inchaço abdominal; cólicas; dores abdominais; flatulência; entre outros.

Algumas pessoas já nascem com intolerância à lactose; outras podem desenvolver esse problema ao longo da vida, ficando gradativamente intolerantes ao açúcar do leite; e há, também, aquelas com quadros transitórios, desencadeados, por exemplo, por uma lesão na mucosa intestinal.

Por isso, os sintomas podem ser mais ou menos intensos para cada uma delas. De toda forma, eles se manifestam algumas horas depois de ingerir o leite ou seus derivados. É importante que o quadro seja diagnosticado e tratado adequadamente para não desencadear complicações à saúde, como desidratação ou má absorção de nutrientes, em função da diarreia. Também para que não prejudique a qualidade de vida da pessoa ou interfira em suas relações sociais. Afinal, quem tem intolerância à lactose pode manifestar os sintomas mesmo ingerindo poucas quantidades desse açúcar. Como você pôde ver, a lactase é uma enzima muito importante e está relacionada com os quadros de intolerância à lactose. Sendo assim, na manifestação de sintomas após a ingestão de leite ou seus derivados é preciso consultar um gastroenterologista para fazer uma investigação mais detalhada.

Faça Queijos e Iogurtes Zero Lactose com produtos Rica Nata!
Adquira o seu acessando a loja virtual www.ricanata.com.br.
Você também pode entrar em contato pelos nossos canais de comunicação:
37 33341618 (Tel fixo)
37 988041106 - WhatsApp Stéfany
37 988362336 - WhatsApp Charlene
37 988361618 - WhatsApp Regiane
Rica Nata, a loja virtual mais completa para laticínios!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp