26/03/2023 às 08h44min - Atualizada em 26/03/2023 às 08h44min

Cidades de Minas Gerais estão autorizadas a comercializar os produtos lácteos, como queijos e iogurtes, do munícipio em todo o país

Reconhecimento oficial ajuda a estimular investimentos em produtos regionais vindos de estabelecimentos registrados. Agora, elas estão autorizadas a comercializar os produtos lácteos, como queijos e iogurtes, do munícipio em todo o país.

Reconhecimento oficial ajuda a estimular investimentos em produtos regionais vindos de estabelecimentos registrados. Agora, elas estão autorizadas a comercializar os produtos lácteos, como queijos e iogurtes, do munícipio em todo o país.
São elas: Bicas, Chiador, Descoberto, Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Pequeri, Rochedo de Minas, São João, Nepomuceno, Senador Cortes e Varginha, todas as cidades mineiras que receberam um reconhecimento há muito aguardado. Agora, elas estão autorizadas a comercializar os produtos lácteos, como queijos e iogurtes, do munícipio em todo o país.

 

QUEIJO

QUEIJO

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) reconheceu a equivalência dos Serviços de Inspeção Municipais vinculados ao Ciesp (Consórcio Intermunicipal de Especialidades) de Minas Gerais para integrar o Sisbi-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

A partir de agora, o Ciesp/MG passa a integrar o Cadastro Geral do Sisbi-POA e os produtos vinculados aos estabelecimentos por eles cadastrados poderão ser comercializados em todo território nacional, ampliando mercado, gerando emprego e renda aos municípios.

A adesão deste consórcio junta-se aos resultados do Projeto ConSIM. O projeto tem por objetivo ampliar o número de municípios incluídos no Sisbi-POA, promovendo a adequação e qualificação de Consórcios Públicos de Municípios e dos Serviços de Inspeção vinculados, bem como de estabelecimentos registrados, de modo que possam ser reconhecidos como equivalentes.

“A inclusão desses municípios no SISBI-POA promove o desenvolvimento socioeconômico local e regional, estimula a aplicação de investimento e crescimento dos estabelecimentos registrados, facilita a inserção de novos empreendimentos e regularização dos existentes, além de reduzir os riscos relacionados à identidade, segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal”, disse Judi Maria da Nóbrega, diretora de Suporte e Normas da SDA.

O Sisbi-POA faz parte do Suasa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Atualmente, estão incluídos no cadastro-geral do Sisbi-POA 25 estados e o Distrito Federal; 15 consórcios públicos (integrados por 267 municípios) e 36 municípios individualmente.

Fonte: MAPA


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp