29/04/2023 às 12h51min - Atualizada em 29/04/2023 às 12h51min

Queijo do Serro Juá transita por diversas combinações

Queijo produzido há gerações na família com as mesmas técnicas artesanais seculares aliadas às boas práticas de fabricação exigidas.

Queijo do Serro Juá - Queijo produzido há gerações na família com as mesmas técnicas artesanais seculares aliadas às boas práticas de fabricação exigidas. A rusticidade desse Queijo, aliada à sua textura, sabor, cheiro e aspecto o faz diferente de qualquer outro da região do Serro, sendo um Queijo muito versátil para transitar em diversas combinações!A textura da massa é cremosa, e, em razão do terroir da região, a maturação ocorre sob a atuação de fungos e ácaros que propiciam ao queijo uma casca florida e rugosa, com sabor marcante, um pouco picante e acidez moderada.

Queijo do Serro do Júa é um queijo 100% artesanal. São queijos feitos com um processo em sua maior parte manual. O queijo artesanal tem sua características peculiares e únicas, como terroir, sabor especial de acordo com a estação do ano. Uma vez que seu processo de produção sofre interferências conforme a época do ano e clima. Por se tratar de um produto natural e artesanal, o mesmo tem variação de cor, apresenta casca rústica (aparência enrugada), bem como vestígio de mofo branco. 
Possui como ingredientes, o Sal, o Pingo, o Coalho e o Leite Cru de gado criado livre em Pasto, da raça Girolando. Casca rustica, florida e rugosa. Massa cremosa. Sabor marcante, com pouca picancia e acidez moderada.

Queijo Minas Artesanal produzido por Joarez Ferreira Costa e sua família na Fazenda Frutuoso Limoeiro, zona rural de Alvorada de Minas-MG., região do Serro. A textura da massa é cremosa, e, em razão do terroir da região, a maturação ocorre sob a atuação de fungos e ácaros que propiciam ao queijo uma casca florida e rugosa, com sabor marcante, um pouco picante e acidez moderada. Possui o Selo de Indicação de Procedência da Região do Serro, que garante a qualidade do legítimo queijo artesanal. A qualidade e sabor desse Queijo, rendeu ao mesmo Medalha de Bronze no IV Prêmio Queijo Brasil em 2018 e Medalha de Bronze no último Mondial du Fromage, em Tours, na França (2021).

Quando o Queijo do Serro Juá chegar em sua casa, é normal ele apresentar um cheiro forte e que esteja úmido, isso ocorre devido ao queijo ficar abafado no transporte havendo o crescimento maior dos fungos que crescem com o calor. O queijo do Serro Juá deve ir direto para geladeira, antes de retirá-lo da embalagem e cortá-lo, recomendamos levá-lo à refrigeração por cerca de 2 horas até que fique firme novamente, depois ser retirado da embalagem. Lembre-se que o Queijo do Serro Juá é maturado por fungos e ácaros em um ambiente próprio. Por isso, ao receber o produto em sua casa, retire-o da embalagem, o queijo precisa respirar.

É normal o aparecimento de manchas em tonalidades diferentes. A casca do queijo pode ser consumida normalmente. Para a maturação, o queijo deve ser colocado em um maturador ou manter em tábuas, deve ficar tampado com um tecido limpo e fino, protegendo de possíveis moscas, insetos e corrente de ar que pode ressecar a casca do Queijo. Deve ser virado diariamente para que tenha uma maturação uniforme. Quanto maior for a maturação do Queijo mais forte o sabor.

Obs.: Em Estados com clima muito quente, a maturação deve ser feita num cômodo onde possui ar condicionado com uma temperatura de, no máximo, 20ºC.

Você pode armazenar em refrigeração, se desejar manter a textura e estabilizar a maturação, enrolado em um papel manteiga em uma vasilha com tampa, na parte de baixo da geladeira, virando diariamente e observando com cuidado se nao há incidência de umidade, caso ocorra deixe-o em local fresco e arejado coberto com um pano fino para ele respirar por um tempo. Ele vai voltar ao normal e a textura vai estar maravilhosa, extremamente macio.

O Queijo com fungos não é lavado para a proliferação das bactérias. O Queijo com fungos se torna um Queijo mais sensível que requer mais cuidados. Aconselhamos a consumi-ló em até 30 dias após aberto.

O que são queijos maturados? Os Queijos Maturados, são queijos que passaram pelo processo de envelhecimento. Que pode ir de 20 dias a alguns meses ou até anos. Os Queijos são armazenados na sala de maturação em tábuas de madeira com controle de temperatura e umidade. É neste processo que o queijo desenvolve sua personalidade. Ganhando cor, aroma, textura e o sabor que todos amam! Além disso a maturação é responsável por fermentar a lactose. Quanto maior o tempo de maturação, menor a lactose. Quanto maior o tempo de maturação menor o nível de lactose.

Serro: Uma região de tradição na fabricação de queijos.

Tudo começou com o declínio da atividade de garimpo trazido pela Coroa Portuguesa no século XVIII. Desde então a atividade pecuária tomou lugar e, consequentemente, a produção de queijos. As técnicas de fabricação artesanal foram sendo passadas ao longo dos tempos de geração em geração e permanecem até os dias atuais. E esse fator, aliado ao terroir da região, resulta em queijos únicos, de sabor e texturas só encontrados ali. A qualidade dos queijos do Serro levou o IEPHA-MG a declará-los como primeiro Patrimônio Imaterial de Minas (2002). Posteriormente, em 2008, foram também declarados como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo IPHAN.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp