22/03/2023 às 09h00min - Atualizada em 22/03/2023 às 09h00min

Setor lácteo apresentará demandas aos novos governadores da Região Sul

Por conta da falta de competitividade, o leite brasileiro não está inserido no mercado internacional. Para agravar, há um aumento nas importações

Caroline Jardine

As principais pautas do setor leiteiro serão apresentadas pela Aliança Láctea Sul-Brasileira (ALSB) aos novos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná durante reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), prevista para abril. Entre as reivindicações da cadeia produtiva, estão as mudanças tributárias e apoio para melhorias na produção.

A decisão foi alinhada nesta segunda-feira (20) na primeira reunião de 2023 da Aliança, que ocorreu de forma híbrida, em Porto Alegre (RS). “A cadeia produtiva do leite tem uma grande importância socioeconômica, reconhecida nos três estados. Será mais um momento para aproximarmos os Executivos das pautas que são comuns pelo fortalecimento e crescimento do setor”, destacou o coordenador geral da ALSB, Airton Spies.

Conforme o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat/RS), Guilherme Portella, fortalecer as pautas do setor cumpre a missão da Aliança em trabalhar pelas questões ligadas à competitividade do leite. “Por conta da falta de competitividade, o leite brasileiro não está inserido no mercado internacional. Para agravar, há um aumento nas importações”, disse, ao apontar a necessidade de mudanças tributárias e melhorias na produção.

Na reunião de abril do Codesul, o governador do Rio Grade do Sul, Eduardo Leite (PSDB), assumirá a condução da entidade.

Custos de produção

Na reunião desta segunda (20),  também foram relatadas ainda as atividades da ALSB na Câmara Setorial de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a análise comparativa dos custos de produção dos produtos lácteos no Mercosul, o andamento da reforma tributária na Câmara Federal e o estágio atual do processo de levantamento de dados para o elaboração da quinta edição do Diagnóstico e Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite no RS, PR e SC, que está sendo elaborado pela Emater-RS, Epagri e IDR-Paraná.

O encontro ainda teve a participação dos secretários estaduais dos três estados do Sul que reafirmaram o compromisso com o setor leiteiro: Giovane Feltes, da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul; Valdir Colatto, da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina; e Norberto Ortigara, da Agricultura e Abastecimento do Paraná. O próximo encontro da Aliança Láctea Sul-Brasileira está previsto para o dia 14 de junho, em Curitiba (PR).

Fonte: Agro em Dia

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp