20/03/2023 às 16h15min - Atualizada em 20/03/2023 às 16h15min

Mercados globais de lácteos permanecerão moderados devido ao aumento da produção

Estimativas do Rabobank sugerem um aumento na produção global de leite em 2023, apesar de um declínio esperado no segundo semestre do ano.

É provável que a produção global de leite aumente em 2023, embora se espere um ligeiro declínio no segundo semestre. De acordo com as últimas estimativas do Rabobank, a produção de leite nas principais regiões produtoras deve crescer 0,7% ano a ano em 2023, em comparação com um declínio de 0,9% em 2022. Esta última estimativa foi rebaixada de 1% publicado anteriormente figura de crescimento. O aumento do abate de animais nos EUA, condições climáticas desfavoráveis ​​na Nova Zelândia, Brasil, Argentina e preços mais baixos do leite na UE servirão para limitar o crescimento da produção.


A produção de leite dos EUA está prevista para crescer 1,1% em 2023. O abate aumentou recentemente com o estreitamento das margens, portanto, maiores rendimentos serão necessários para alcançar o aumento geral da produção. Para o primeiro trimestre de 2023, espera-se que as entregas de leite na UE e no Reino Unido aumentem cerca de 1,2% em relação ao ano anterior. 

No Brasil, a previsão é de aumento de 1,5% na oferta no primeiro semestre de 2023, enquanto outras regiões da América do Sul devem ter produção reduzida. A produção de leite na Nova Zelândia deverá contrair cerca de 1,5% durante toda a temporada 2022/23, enquanto na Austrália não é provável que haja crescimento até pelo menos 2024.

A demanda também deve ser menor até 2023, já que as perspectivas para a economia global permanecem sombrias. O consumo das famílias está se deteriorando com o aumento da inflação. Na China, a demanda de importação deve permanecer fraca até o terceiro trimestre, devido aos amplos estoques. No entanto, mais recentemente, houve alguma melhora nas importações após o fim de sua política de zero covid.

C
om demanda retraída e melhor produção de leite nas principais regiões produtoras, os preços devem cair no curto e médio prazo. Os custos de produção mais elevados e a escassez de mão-de-obra continuarão a pesar no crescimento da produção. As perspectivas de longo prazo permanecem imprevisíveis em vista do cenário macroeconômico incerto, margens agrícolas mais apertadas e menores gastos do consumidor.

Fonte: traduzido pela OCLA do boletim AHDB Dairy por Patty Clayton – Analista Líder

Obs: 
Sobre Rabobank Brasil. Nascemos 100% agro. Isso está em nosso DNA. A nossa estrutura, estratégia e nossos funcionários são movidos pelo propósito de promover o futuro sustentável do agronegócio brasileiro. Fomos fundados em 1898 na Holanda e atuamos em 38 países. Estamos presentes no Brasil há mais de 30 anos, oferecemos soluções financeiras, conectando toda a cadeia do agronegócio e produção de alimentos, do campo à mesa, promovendo conhecimento especializado para ajudar nossos clientes a serem líderes globais do agro. Essa é a nossa contribuição para um mundo melhor. Somos um banco de raízes rurais. O setor de alimentos e agronegócio é nosso negócio, nossa origem e nossa especialidade. É disso que entendemos. Por isso, temos uma equipe de profissionais especialistas que concentram seus esforços no setor agrícola, dividindo sua inteligência de mercado com seus clientes. Visão e suporte global para nossos clientes: Quando você trabalha com o Rabobank Brasil, você passa a fazer parte de um amplo grupo internacional presente em 38 países e dedicado a atender toda a cadeia de alimentos e o agronegócio, em todas as fases de produção: dos insumos à produção e estocagem, processamento, exportação e varejo.  Compartilhamos informações importantes e essenciais por meio de estudos, relatórios e eventos. São mais de 80 pesquisadores em 13 países dedicados à pesquisa e ao acompanhamento dos principais segmentos dos setores de alimentos e agroindústria. Tudo isso para fazer a diferença na gestão de seus negócios. Também contamos com mais 43 mil funcionários para oferecer as melhores soluções financeiras em todos os continentes do mundo. E esta visão integrada e global da cadeia proporciona aos clientes do Rabobank Brasil uma perspectiva diferenciada quanto às oportunidades no setor.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp