13/03/2023 às 10h32min - Atualizada em 13/03/2023 às 10h32min

Epamig Ilct recebe 1º Simpósio de Microbiologia Aplicada ao Setor de Laticínios

Ao pensar em microrganismos, a maioria das pessoas se lembra apenas de análises, contaminações e doenças. Os fatores benéficos trazidos por eles muitas vezes são esquecidos.

MarceloRibeiro
Os trabalhos sobre microrganismos constituem um pilar fundamental para a cadeia de laticínios, pois são imprescindíveis para a garantia da segurança dos alimentos. Foi pensando em difundir e expandir os conhecimentos na área que professores-pesquisadores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Ilct), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), idealizaram o 1º Microlat – Simpósio de Microbiologia Aplicada ao Setor de Laticínios, que será realizado nas dependências do Instituto, em Juiz de Fora (MG), no dia 12 de maio, de 8h às 18h. 

"Ao pensar em microrganismos, a maioria das pessoas se lembra apenas de análises, contaminações e doenças. Os fatores benéficos trazidos por eles muitas vezes são esquecidos. É preciso destacar que os microrganismos, em especial as bactérias láticas, têm inúmeras aplicações tecnológicas. Sendo assim, estudar a microbiologia em relação à cadeia do leite é importante para que o alimento atenda à legislação vigente, mas também para usarmos microrganismos como ferramentas eficientes em vários setores dos laticínios, agregando ainda mais valor ao produto final", explica a professora-pesquisadora da Epamig Ilct, e uma das organizadoras do simpósio, Carolina Viana.

Segundo ela, os microrganismos atuam, por exemplo, na fermentação de queijos, iogurtes e outros produtos, formando compostos bioativos e inúmeras substâncias que influenciam beneficamente tanto nas características sensoriais (como sabor, aroma e textura) quanto nutricionais dos alimentos. Além disso, algumas espécies podem realizar ações conservadoras de forma natural, como impedir o desenvolvimento de patógenos, que causam doenças, e de deterioradores, como alguns tipos de fungos.

"Outra importante aplicação, em especial nos produtos lácteos, é a ação probiótica de certas espécies de microrganismos que, quando consumidas na quantidade e frequência corretas, trazem inúmeros benefícios à saúde, como melhora da digestão e da imunidade", acrescenta a professora-pesquisadora.

O Microlat, idealizado por Carolina Viana, ao lado dos colegas Felipe Alves de Almeida e Elisângela Michele Miguel, ambos professores-pesquisadores da Epamig Ilct, foi contemplado em edital de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e visa alcançar estudantes, professores, pesquisadores, fiscais, extensionistas e demais profissionais do setor de laticínios.

A professora-pesquisadora da Epamig Ilct ressalta que as legislações concernentes aos microrganismos aplicados ao setor lácteo têm sofrido importantes alterações desde 2020. Dessa forma, os organizadores objetivam reciclar e atualizar informações técnico-científicas sobre a área, apresentando pesquisas e projetos de extensão recentes por meio de um ciclo de 11 palestras, mesa redonda com especialistas e apresentação de pôsteres científicos, que ocorrerá durante os "milk breaks", como serão chamados os intervalos.

"Selecionamos criteriosamente os temas e convidamos palestrantes com destacadas atuações profissionais na área, desde a fiscalização e capacitação até a pesquisa. Acredito que eventos como esse sejam de grande valor para os estudantes, pois são apresentadas áreas de atuação, bem como aplicações e pesquisas recentes. Destaco também o networking que ocorre nos corredores e intervalos, que pode ser uma importante &39;ponte&39; para a inserção do aluno no mercado profissional ou mesmo na área acadêmica e de pesquisa", conclui a professora-pesquisadora da Epamig Ilct.

Os organizadores contaram com a colaboração de outros professores e pesquisadores da Epamig e de demais instituições de ensino, como as Universidades Federais de Juiz de Fora (Ufjf), Viçosa (UFV) e Triângulo Mineiro (Uftm), além da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da Universidade de São Paulo (USP).

Fonte: EPAMIG/ILCT

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp