03/03/2023 às 09h42min - Atualizada em 03/03/2023 às 09h42min

Valorização dos queijos artesanais e agroindústrias é foco de seminário em Caxias do Sul/RS

Seminário Valorização dos Queijos Artesanais e das Agroindústrias Familiares em Caxias do Sul - RS

EMATER

Mais de 120 pessoas participaram, nesta sexta-feira (03), do Seminário Valorização dos Queijos Artesanais e das Agroindústrias Familiares em Caxias do Sul, promovido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), no Bolicho dos Piardi, nos Pavilhões da Festa da Uva. Estiveram presentes na abertura o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Gilberto Bonatto, o secretário municipal da Agricultura, Rudimar Menegotto, e representantes de entidades parcerias como a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e Sicredi.

Na primeira palestra do evento, sobre valorização dos queijos artesanais, o médico veterinário João da Luz, extensionista da Emater/RS-Ascar, destacou a evolução ocorrida no Brasil nos últimos anos com relação aos queijos artesanais, que tornaram-se conhecidos e estão conquistando até prêmios internacionais. Segundo ele, a valorização dos queijos artesanais depende da informação que o consumidor tiver sobre o produto: se é natural, de leite cru, sem aditivos, elaborado artesanalmente, é feito com leite de vacas de raças de corte ou holandesas, as vacas são testadas e livres de tuberculose e brucelose, se alimentam de pasto nativo e pastagem, preserva a paisagem e o ambiente da região, tem história, recebeu certificação (como uma Indicação Geográfica), é patrimônio imaterial dos municípios produtores e recebeu premiações regionais, estaduais e nacionais. "Para a valorização do produto tem que cuidar desde a sanidade, as boas práticas e a segurança alimentar, até a gestão da agroindústria", afirma Luz.

Ele aconselha que as agroindústrias vinculem seus queijos a aspectos como ambiente, cultura, região, etnia, raças, espécies, entre outros. "A nossa proposta é que o queijo não seja só um alimento, mas que agregue a história, o processo produtivo, as características do produto, as pessoas, a cultura, as paisagens e o território", explica.

Na ocasião, o extensionista apresentou ainda dados do trabalho executado pela Emater/RS-Ascar com o Queijo Artesanal Serrano, através do convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Seapi, relacionados às análises, feitas pela Ufrgs, de leite, queijo e água das 50 propriedades rurais abrangidas pelo projeto.

O médico veterinário Ricardo Capelli, extensionista da Emater/RS-Ascar, falou sobre Políticas Públicas estaduais e federais para as agroindústrias familiares. Entre essas políticas, ele destacou o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), as vantagens, benefícios que ele traz de facilidade e o apoio prestado pela assistência técnica da Emater/RS-Ascar, e também o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). "Nele o Sistema de Inspeção Municipal (Sim), quando tem adequação, o Estado dá documento para que as agroindústrias que buscaram adesão e obedeceram às normas e exigências sanitárias possam vender seus produtos de origem animal para todo Estado do RS", esclareceu.

Se quiserem comercializar os produtos de origem animal em todo o Brasil, as agroindústrias podem buscar o Sistema de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (Sisbi), que também pode ser aderido pelo Sim, ou o Selo Arte, que é concedido para produtos de origem animal elaborados de maneira artesanal, considerando as suas características culturais, a história daquele produto regional, como o queijo serrano ou queijos coloniais que tenham uma característica própria e sejam produzidos de forma artesanal. O Selo Arte está a cargo do Sim, e possui roteiro, normas a serem seguidas para que possa receber o selo.

As políticas públicas foram apresentadas pelo secretário da Agricultura de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto. Ele apresentou um projeto de lei do município para aprovação pela Câmara de Vereadores e regulamentação, que irá instituir um programa para desburocratizar, ou seja, agilizar o processo de abertura e fomentar as agroindústrias no município. "O que mais teve reclamações no passado foi a burocracia, a demora da liberação da documentação era muito grande, e cada agricultor que solicitava uma documentação para abrir uma agroindústria tinha que passar por vários processos de várias secretarias. Com isso, a gente quer que o agricultor venha na Secretaria da Agricultura, a gente apresente o check-list e ele traga a documentação para que nós encaminhemos às secretarias competentes. E a Emater vai ser um parceiro fundamental quando necessitar do encaminhamento ao Estado", frisou.

Para a produtora de Queijo Artesanal Serrano no município de Jaquirana, Sinei Vieira Angra, "esses eventos são muito importantes pra nós do interior, ensinam muito a gente, é um dia muito bem aproveitado, de muito aprendizado sobre tecnologia, agricultura, pecuária", ressalta.

O Seminário teve também palestras sobre a Importância do Marketing e da Comunicação Visual para o Empreendimento Rural, com Bruna Titoni (graduada em Design), e sobre Boas Práticas Agrícolas (BPA) e Boas Práticas de Fabricação (BPF), com os extensionistas da Emater/RS-Ascar João da Luz e Mauro Tessari, respectivamente.

Concurso
Ao final do seminário, foram anunciados os vencedores do 1º Concurso Regional de Queijos Artesanais em Caxias do Sul. No total, 76 amostras de queijos foram avaliadas por doze jurados na sexta-feira passada (24), no Cevitis (antiga Fepagro), em Fazenda Souza. Os queijos inscritos são provenientes de 31 agroindústrias de 18 municípios da Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra.

Os vencedores de cada uma das três categorias (Queijo Colonial, Serrano e Autoral/Outros) receberam troféus Ouro, Prata e Bronze. O melhor queijo entre os "Ouros" recebeu o Troféu Super Ouro, sendo aclamado como o Melhor Queijo do Concurso.


Fonte: Emater/RS-Ascar
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp