22/02/2023 às 12h10min - Atualizada em 22/02/2023 às 12h10min

Iogurte com probióticos combate doenças respiratórias

Existem alguns estudos que sugerem que iogurtes com probióticos podem ter um efeito benéfico no combate às doenças respiratórias.

Há 11 anos, no México, foi descoberto um novo vírus influenza responsável pela doença que viria a ser conhecida como gripe suína, que se espalhou em meses e provocou a primeira pandemia do século 21. De acordo com os registros históricos, desde o século 16, o mundo passou por, pelo menos, três pandemias provocadas por vírus do tipo influenza a cada 100 anos. Como se não fosse suficiente, o novo coronavírus entrou em cena. Descoberto na China, se disseminou rapidamente em mais de 160 países e deu início à segunda pandemia do século. Embora os casos tenham declinado significativamente e a tendência à estabilidade seja cada vez mais sólida, a Covid-19 ainda é uma realidade que causa medo e insegurança quanto ao que virá.

Concomitantemente aos novos casos e variantes descobertas de ambas as famílias virais, a busca por conhecimentos e a pesquisa por soluções foram impulsionadas. Uma vez que os bons e velhos aliados da saúde são reconfortantes em cenários de incertezas, o número de estudos que investigaram o papel dos lácteos no combate às infecções virais foi crescente.

Em artigo publicado no prestigiado periódico internacional Journal of Dairy Science, pesquisadores realizaram testes in vitro e, posteriormente, em modelos animais experimentais infectados, para avaliar o potencial de combate do iogurte enriquecido com probióticos contra os vírus Influenza H1N1 e SARS-CoV-2.

De acordo com os resultados, na experiencia in vitro, o iogurte reduziu significativamente a formação de placas nas células infectadas pelos vírus (Figura 1). Nos testes in vivo, com relação ao Influenza H1N1, o iogurte causou aumento na taxa de sobrevivência, aumento no peso corporal e diminuição das citocinas inflamatórias. Já para o SARS-CoV-2, o número de cópias nos pulmões dos animais infectados não foi reduzido significativamente, entretanto, o peso corporal e os achados histopatológicos dos pulmões apresentaram melhora no grupo tratado com iogurte. 

Por fim, a resposta para todos que sempre confiaram e apostaram no potencial dos produtos lácteos foi confirmada mais uma vez pela ciência: com uma cajadada só, o consumo de iogurte enriquecido com probióticos contribuiu no combate aos dois vírus responsáveis pelas grandes pandemias do século.

 

Fonte: Revista Leite Integral

Disponível: https://www.revistaleiteintegral.com.br/noticia/iogurte-com-probioticos-combate-doencas-respiratorias

Referência bibliográfica: Effects of yogurt containing probiotics on respiratory virus infections: Influenza H1N1 and SARSCoV-2. Journal of Dairy Science, 2023. DOI: https://doi.org/10.3168/jds.2022-22198


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp