21/03/2023 às 21h17min - Atualizada em 21/03/2023 às 21h17min

Mozzarella: fatos curiosos sobre este queijo italiano

Embora pensemos no queijo mozzarella como sendo feito de leite de vaca, originalmente ele é fabricado com leite de búfala.

Confira alguns fatos realmente curiosos que você provavelmente não sabia sobre a Mozzarella!

1. Fabricado com leite de búfala

Embora pensemos no queijo mozzarella como sendo feito de leite de vaca, originalmente ele é fabricado com leite de búfala. Nos primeiros dias da produção de mozzarella, a maior parte do leite provinha de mamíferos criados nas províncias de Salerno, Caserta, Manfredonia, Nápoles e Manfredonia, no sul da Itália. O leite desses mamíferos tem um teor mais alto de proteína e gordura.

2. De onde vem o nome

Se você pensa na Itália quando ouve mozzarella, então você está certo. No entanto, esta palavra tem um significado diferente. Os fabricantes de mozzarella desenvolveram este nome a partir do seu processo de fabricação.

Depois de girar a massa, eles a “cortam” para fora da coalhada para formar a forma desejada. Há pelo menos 500 anos, o processo tem sido realizado da mesma forma na Campânia. As bolas de mozzarella do tamanho de uma mordida são chamadas “bocconcini”. Os cortes de massa também receberam o nome ‘mozza’, que deriva do verbo italiano ‘mozzare’ e significa separar.

3. Leite de búfalo vs. leite de vaca

Por que eles usaram leite de búfalo de água em vez de leite de vaca? A razão é que o leite de búfala tem um rendimento muito maior do um leite normal de vaca.

Por exemplo, se você levar uma tonelada de leite de búfala para iniciar a produção de queijo, você terá 24 kg de mozzarella. Por outro lado, se você pegar a mesma tonelada de leite de vaca, você terá apenas 13 kg.

4. Origem protegida

Como é uma tradição amada, o queijo mozzarella é protegido. Para garantir que os consumidores obtenham o melhor queijo possível, o mozzarella produzido tradicionalmente tem o emblema STG de aprovação. Isto significa que a mozzarella atende às normas locais.

A Mozzarella di bufala vem com o selo DOP, que significa Denominazione di Origine Protetta (denominação de origem de protegida). Isto diz a um consumidor que o produto que ele está comprando foi feito de acordo com a tradição, utilizando ingredientes originais. Se qualquer outro ingrediente entrar no processo de produção da mozzarella di bufala, o queijo não tem o direito de levar este nome.

5. Gordura vs. calorias

Se você for à loja e comprar um pacote de queijo mozzarella sem gordura, então você não vai receber queijo mozzarella “de verdade”. A produção de mozzarella requer o uso de leite integral.

Os produtores de queijo Mozzarella são tão dedicados ao processo que não sonhariam em utilizar leite com baixo teor de gordura. Embora seja feito com leite integral, o mozzarella ainda é relativamente baixo em calorias. Em 100 gramas deste queijo, você pode consumir cerca de 300 calorias. Isto é baixo comparado com outros queijos, como o cheddar, que contém 400 calorias em 100 gramas. 

O Mozzarella tornou-se, também, o queijo favorito nas dietas cetogênicas, por causa de seu baixo teor de carboidratos (cerca de 2% apenas). Você pode fazer uma deliciosa refeição cetogênica para ajudar no processo de perda de peso. 

6. Fiordilatte

Como mencionado, o leite de búfala era, originalmente, o principal ingrediente do queijo mozzarella. No entanto, isso não impediu que os queijeiros utilizassem o leite de vaca para produzi-lo.

Quando as queijarias usavam leite de vaca para fazer mozzarella, também ganhava um nome diferente, “fior di latte”. Embora poucas pessoas utilizem este termo, pizzarias, jornais e consórcios de leite ainda o utilizam.

7. Não congele

Os queijeiros se orgulham do sabor da mozzarella que produzem. Portanto, você não deve fazer nada que possa arruinar o sabor, o que inclui o congelamento.

Nunca se deve congelar o queijo mozzarella. Se você colocá-lo no freezer, você pode perder os principais sabores e características do queijo. Em vez de ter um produto saboroso, você poderá acabar tendo um produto com uma textura de pó após o descongelamento.

8. Fonte de cálcio

É notório que a maioria dos queijos e produtos lácteos é uma importante fonte de cálcio. No entanto, o mozzarella contém mais cálcio do que muitos outros tipos de queijo. Por exemplo, o queijo Brie contém aproximadamente 18% de cálcio e o Camembert contém 39%. O mozzarella, por sua vez, contém 51% de cálcio. Se você consumir uma porção de 28 g de mozzarella, isto equivale a 14% do valor diário de cálcio necessário.

9. Mais difícil de digerir

O mozzarella, como a maioria dos queijos macios, pode ser mais difícil para algumas pessoas digerir. Os queijos curados tendem a ser mais fáceis de digerir devido ao seu processo de envelhecimento. A medida que envelhecem, a caseína nos queijos curados se decompõe em peptonas e aminoácidos que são mais fáceis de digerir pelo corpo. A gordura no queijo também altera a forma como os sucos gástricos quebram a gordura.

10. Rico em proteínas

Os queijos em geral contém uma boa quantidade de proteína, mas não tanto quanto o mozzarella. Em 100 gramas de mozzarella com baixo teor de gordura, você pode obter até 24,3 gramas de proteína. Por outro lado, se você escolher o mozzarella tradicional, mais saborosa e "gordo", você receberá 22,2 gramas. A proteína na mozzarella é quase comparável à proteína na carne.

 

Quantos desses fatos divertidos você já sabia? Aposto que você ficou surpreso ao saber que o principal ingrediente do mozzarella era o leite de búfala ou que ele tem quase a mesma quantidade de proteína que os produtos de carne!

 

Fonte: Edairy News


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp