13/02/2023 às 21h02min - Atualizada em 13/02/2023 às 21h02min

Embrapa Gado de Leite: O custo de produção de leite tem alta de 1,4% em janeiro

Após quatro meses seguidos de queda, o custo de produção de leite voltou a apresentar variação positiva. Em janeiro, o ICPLeite/Embrapa registrou uma variação de 1,4%. Os custos da Mão de obra e dos itens que compõem o grupo Qualidade do leite foram os principais responsáveis por esse aumento.

A inflação do mês de janeiro de 2023 superou a inflação do segundo semestre de 2022, que foi de 1,2%. Entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023 o ICPLeite/Embrapa registrou inflação zero.

A alta do custo de produção de leite do mês de janeiro foi resultante, principalmente, do reajuste do salário mínimo, que foi 7,4%. O impacto deste reajuste no grupo Mão de obra foi de 6,1% e foi percebido na folha de pagamento de funcionários fixos, mas não foi estendido ao pagamento dos diaristas, cujo o valor permaneceu o mesmo do mês anterior.

O grupo Qualidade do leite variou 5,3% em virtude do aumento dos preços de itens de higiene da ordenha. Outros três grupos tiveram variações positivas, mas abaixo da inflação do mês. Foram: Minerais, Volumosos e Energia e Combustíveis. Dois grupos registraram queda de preços: Concentrado (-0,4%) e Sanidade e reprodução (-0,1%). Os dados constam do Gráfico 1.

 

 

custo de produção leite embrapa gado de leite janeiro 2023

custo de produção leite embrapa gado de leite janeiro 2023

No acumulado de doze meses, quatro grupos que compõem o ICPLeite/Embrapa variaram
positivamente. Qualidade do leite foi o que apresentou o maior acúmulo, com a inflação de 24,0%, seguido do grupo Mão de obra, que variou 14,1%. Os grupos Minerais e Sanidade e reprodução, acumularam variação anual de 13,6% e 9,1%, respectivamente.

Três grupos apresentaram deflação e compensaram a elevação de custos dos grupos citados. O grupo Energia e combustível foi o que registrou maior queda e variou -14,0%. A alimentação registrou deflação anual. O grupo Volumosos teve queda de 11,5% e o grupo Concentrado, que possui o maior peso relativo na ponderação do índice, apresentou variação de -2,9%. Os dados constam do Gráfico 2.

custo de produção leite embrapa gado de leite janeiro 2023 2

custo de produção leite embrapa gado de leite janeiro 2023 2

O Gráfico 3 mostra que, entre Janeiro/22 e janeiro/23 foram registrados três períodos distintos na evolução dos custos de produção de leite. Os custos cresceram continuamente até abril/22 e caíram continuamente, a partir daí, até julho/22, numa trajetória inversa do esperado, já que o fim do período de chuvas no centro-sul do Brasil corresponde, sempre, a um aumento nos custos de produção. Em julho/22 foi mais barato produzir leite que em janeiro/22. Este fenômeno raro se deu em função de queda nos custos de aquisição, principalmente soja e milho. Em agosto houve elevação de custos. Mas, nos quatro meses seguintes houve queda nos custos de produção, com reversão de tendência em janeiro/22. 

custo de produção leite embrapa gado de leite janeiro 2023 3

custo de produção leite embrapa gado de leite janeiro 2023 3

 

Material elaborado por: Paulo do Carmo Martins e Samuel José de Magalhães Oliveira, pesquisadores em economia da Embrapa Gado de Leite, e Manuela Sampaio Lana e Alziro Vasconcelos Carneiro, analistas em economia da Embrapa Gado de Leite

Fonte:
 Embrapa Gado de Leite

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp