13/02/2023 às 08h00min - Atualizada em 13/02/2023 às 08h00min

Dia de campo aproxima pesquisa do produtor de leite do Vale do Paraíba em São Paulo

O dia de campo “Produção Leiteira do Vale do Paraíba” reuniu na última sexta-feira (10), na Apta Regional de Pindamonhangaba, da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (Apta), cerca de 300 pessoas, entre produtores de leite do Vale do Paraíba, técnicos, pesquisadores, autoridades e municipais. O evento, que contou também com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, apresentou os primeiros resultados da pesquisa inédita realizada por técnicos e pesquisadores da Secretaria e da Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba (Comevap). O estudo mostra tipos de milho e silagem produzidos e ração de origem vegetal, destinados à alimentação do gado leiteiro.

A pesquisa tem por objetivo estudar a melhora da qualidade do leite A2 a partir do uso de cultivares de milho que sejam adequados ao clima e as características do rebanho leiteiro da região. As cultivares de milho, que estão em crescimento em áreas produtivas da fazenda da Apta Regional de Pindamonhangaba, serão utilizadas pelos cooperativados da Comevap na alimentação dos animais e os resultados serão observados para avaliar os efeitos na qualidade e produtividade do leite.

O presidente da Comevap, Aristeu Trannin, enalteceu a parceria inédita, destacando a importância para os cooperativados do apoio da Secretaria no processo de ampliar a produção do rebanho leiteiro regional. “A cooperativa, que tem 85 anos de história e mais de 650 produtores cooperativados, está vivendo uma parceria inédita que só mostra que o caminho da melhoria de vida do produtor, anda lado a lado com o Estado. Tudo isso com a aplicação dos conhecimentos desenvolvidos pelos pesquisadores da secretaria na vida prática dos produtores”.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, destacou que é compromisso desta gestão do governador Tarcísio de Freitas investir no pequeno e no médio produtor e em pesquisas e tecnologias para melhorar a produtividade no campo, além do compromisso de ampliar as linhas de crédito para o setor. “O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) já está aberto para os pequenos e médios produtores, com juros de 3% ao ano e, em alguns casos, com até 5 anos para começar a pagar”.

Antonio Junqueria também reforçou a importância do diálogo com o setor. “Temos uma Câmara setorial dedicada exclusivamente à produção do leite no Estado; importante economia presente em 400 dos 645 municípios paulistas e vamos manter as portas abertas para entender as necessidades e avançarmos juntos e fortalecer cada vez mais a cadeia produtiva do agro”.

A pesquisa
O diretor geral da Apta Regional, Daniel Gomes, esclareceu a importância dos passos da pesquisa aplicada e seus objetivos. “Na primeira etapa da parceria com a cooperativa identificamos as cultivares do programa Milho + SP, da Secretaria que poderiam se adequar ao gado leiteiro regional, produzindo silagens de milho de melhor qualidade. Plantamos em nossa unidade de Pesquisa estas cultivares e estamos colhendo a produção que será utilizada em rebanhos leiteiros dos cooperativados e veremos o resultado, quanto ao aumento de produção e de qualidade de proteína do leite A2. Após esta fase, as melhores silagens de milho produzidas serão escolhidas e indicadas para uso de todos os cooperativados, que vão se beneficiar deste  tipo de milho”, esclarece.

A pesquisa deve ser implantada em outras regiões do Estado para os pequenos e médios produtores pelos técnicos da Secretaria que, para este trabalho, agregaram conhecimento específico em várias áreas científicas,  como as do Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), que estudou a digestão das espécies de volumosos; dos profissionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, que promoveram a disseminação das melhores práticas aplicadas, juntamente com pesquisadores que abordaram aspectos das raças e alimentação dos gados leiteiros.

Em seguida, todos os participantes visitaram os campos cultivados da fazenda do Polo Regional e puderam tirar dúvidas com os técnicos presentes.


Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp