10/03/2023 às 09h35min - Atualizada em 10/03/2023 às 09h35min

Leite de transição é fundamental para bezerros recém-nascidos aponta pesquisa

Os bezerros estão suscetíveis a várias doenças nas primeiras semanas de vida, eles nascem praticamente desprotegidos de anticorpos.

Os bezerros estão suscetíveis a várias doenças nas primeiras semanas de vida, eles nascem praticamente desprotegidos de anticorpos. Porém, a alimentação de transição - segunda a quarta ordenha após o parto, garante imunidade para os recém-nascidos. Além de estimular o desenvolvimento intestinal e escore de saúde. 

Em relatório publicado no Journal of Dairy Science, cinco pesquisadores da Michigan State University estudaram os efeitos do leite de transição na saúde e no crescimento de bezerros da raça Holandesa. Entre os benefícios está o melhor desenvolvimento do intestino delgado e aumento do ganho de peso, se comparado com os bezerros alimentados com o substituto do leite. 

Michael J. VandeHaar, PhD do Departamento de Ciências Animal e um dos responsáveis pela pesquisa, atribuiu parte do aumento e crescimento do intestino desses animais a energia, gordura e proteína do leite de transição. Para o pesquisador essas melhorias foram causadas pela presença de compostos bioativos encontrados no leite de transição.  

Esse leite está presente nas primeiras ordenas após o colostro, contém níveis elevados de nutrientes, não encontrados no substituto do leite. As recomendações de acordo com a publicação é de que o leite de transição seja fornecido no segundo e terceiro dia de vida do bezerro. 

Fonte: Iara Siqueira da Agrolink


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp