08/02/2023 às 18h16min - Atualizada em 08/02/2023 às 18h16min

Dia de campo apresentará resultados preliminares de pesquisas científicas para produtores de leite do Vale do Paraíba

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Apta Regional de Pindamonhangaba, Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) e da Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba (Comevap), realiza o Dia de Campo “Produção Leiteira do Vale Paraíba - produtividade e qualidade”, no dia 10 de fevereiro, às 8 horas, na unidade da Apta Regional em Pindamonhangaba. 
]
]O evento, que recebe o apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) Regional Pindamonhangaba, Universidade de Taubaté (Unitau) e da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, com o patrocínio de diversas empresas do Agro, apresentará os resultados das pesquisas sobre o desempenho de quatro variedades de milho aos produtores de leite do Vale do Paraíba. 

O IZ mostrará, na prática, o Laboratório Móvel de Análise da Qualidade do Leite, que realiza pesquisas e monitoramento da qualidade do leite em diversas regiões dentro e fora do Estado de São Paulo. Esta iniciativa itinerante auxilia os produtores de bovinos leiteiros a aumentar a produção e a qualidade do leite.

Já os expositores parceiros estarão com estandes nas estações distribuídas no campo, apresentando soluções aos produtores por meio de mini palestras

A transferência de conhecimentos e tecnologias aos produtores rurais e técnicos da região proporciona, ainda, uma contribuição relevante para o desenvolvimento do projeto regional de adoção de práticas para melhoria da fertilidade e conservação do solo, além de promover melhorias para o desenvolvimento da pecuária leiteira regional.

Qualidade do leite
O laboratório móvel, montado em um trailer, faz parte do Centro de Pesquisa de Bovinocultura Leiteira do IZ, onde está o Laboratório de Referência da Qualidade do Leite que desenvolve pesquisas envolvendo controle de mastite, produção higiênica, terapias alternativas para melhoria da qualidade do leite e impacto da transferência de tecnologia sobre a produção.

Tanto o trailer quanto a unidade física estão a serviço dos produtores leiteiros, laticínios, cooperativas e associações levando informação através das análises do leite para garantir qualidade e sustentabilidade da produção.

Cultivares de milho
O milho é um produto importante na alimentação animal e sua utilização para produção de silagem visa oferecer a complementação necessária de alimentos ao gado leiteiro durante o período de escassez de volumosos a pasto no inverno. 

A Unidade Regional de Pesquisa e Desenvolvimento de Pindamonhangaba (Apta Regional de Pindamonhangaba) vem desenvolvendo pesquisas aplicadas para a avaliação de diferentes cultivares de milho, para maior adaptabilidade na região e com isso obter silagem de alta qualidade. 

A silagem produzida que será empregada, com base nos critérios científicos e de delineamento do experimento, nas propriedades leiteiras dos cooperados da Comevap que aderiram ao projeto. Serão avaliadas a produtividade e qualidade na entrega do leite na cooperativa. 

No campo demonstrativo, os produtores visitarão as áreas experimentais com as cultivares de milho Santa Helena 7940 pro3, Biomatrix 3063 pro3, LG 36700 vip3 e AL Piratininga. 

Competitividade
A cadeia produtiva do leite e seus derivados são bem tradicionais nos municípios do Vale do Paraíba Paulista, contudo com a adoção de novas tecnologias de produção ocorrerá o aumento da produtividade e qualidade da bacia leiteira regional. Consequentemente, elevará a competitiva frente aos mercados nacionais. 

Para atender as demandas, a Cati Regional Pindamonhangaba realiza atividades com produtores e cooperativas da região e mobiliza ações em conjunto com entidades parceiras, que englobam a criação do Grupo Gestor Regional e a sua participação nos Arranjos Produtivos Locais de Leite e Derivados da Microrregião de Taubaté (APL).


Fonte: SAA/SP
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp