06/02/2023 às 13h17min - Atualizada em 06/02/2023 às 13h17min

As vantagens de devolver novilhas leiteiras ao pasto

Aprenda sobre os méritos de manter novilhas leiteiras no pasto em vez de em sistemas de confinamento, o que era comumente feito em laticínios nos Estados Unidos. No entanto, tanto os pesquisadores quanto os produtores têm visto as vantagens de criar novilhas a pasto, mesmo que seu destino final seja o estábulo.

Antigamente, a maioria das novilhas leiteiras criadas nos Estados Unidos passava pelo menos parte de suas vidas comendo no pasto, assim como suas mães. Então, com  o aumento do número de vacas por rebanho, a criação de novilhas mudou para sistemas de confinamento . De acordo com um artigo de Maureen Hanson publicado na  revista Nuestro Holando , análises recentes com novilhas em pastejo produziram alguns insights interessantes.

Disponibilidade de terra

Uma das razões comuns citadas para não pastorear novilhas é a falta de disponibilidade de terra adequada. No entanto, um estudo de três anos (2000-2002) da Universidade de Minnesota comparando o rendimento líquido por hectare em várias fazendas mostrou que  novilhas leiteiras em pastejo produziram uma taxa de retorno mais alta do que outras culturas .

Embora uma mudança de pensamento seja necessária para considerar a conversão de terra arável em pastagem, os pesquisadores da Universidade de Wisconsin observaram que  o valor da alimentação do pasto pode ser capturado com investimento zero em colheita de forragem, armazenamento e transporte e dispersão de esterco .

Custo

Com a disponibilidade de mão de obra e os custos preocupando muitas operações leiteiras, as novilhas em pastejo podem fornecer algum alívio. Um estudo em 4 fazendas no centro-sul de Wisconsin pela Dairy Heifer Grazing Initiative mostrou que  as necessidades de mão-de-obra foram reduzidas em quase 1 hora por dia ao mover novilhas do confinamento para o pastejo .

Os pesquisadores de Wisconsin reconhecem que há custos iniciais para mudar para o pasto, incluindo cercas, a promessa de água e o desenvolvimento de um plano estratégico de manejo do pasto. Mas, em comparação com o custo de construção de uma nova instalação de contenção, esses custos são mínimos.

Sanidade animal e produtividade

Vários estudos mostraram que  o crescimento de novilhas criadas a pasto bem manejadas pode igualar ou exceder o de animais criados em confinamento , caindo dentro da taxa de crescimento recomendada pela indústria de 1,8 a 2,2 libras (0,82 kg a 1 kg) de ganho por dia.

Um estudo em andamento da Wisconsin Integrated Cropping Systems (WICST) não mostrou nenhuma diferença significativa no peso ou idade ao primeiro parto entre novilhas criadas a pasto versus criadas em confinamento. O ganho médio diário foi de 1,97 libras (0,89 kg)/cabeça/dia  para novilhas em pastejo, em comparação com 1,86 libras (0,84 kg)/cabeça/dia para novilhas confinadas.

No mesmo estudo, novilhas a pasto produziram cerca de 2.000 libras (907 kg) a mais de leite em sua lactação ajustada de 305 dias do que suas contrapartes criadas em confinamento. Em termos de saúde, estudos da Universidade de Minnesota e da Universidade de Cornell mostraram que  novilhas criadas a pasto têm significativamente menos problemas de deslocamento de abomaso, menos dificuldade de parto e menos lesões esqueléticas .

Impacto ambiental

Mover novilhas para pastagem pode aliviar a pressão nos limites da Operação de Alimentação de Animais Confinados (CAFO), ao mesmo tempo em que evita a perda de fósforo do solo e a contaminação das águas superficiais.

De acordo com uma pesquisa do US Dairy Forage Research Center, lotes de gado e currais respondem por 7-37% da perda total de fósforo na fazenda. O cultivo de forragens de pastagem versus culturas em linha também ajuda a prevenir a erosão do solo e a perda de sedimentos.

Embora todos esses atributos de novilhas em pastejo sejam positivos,  criá-las com sucesso no pasto ainda requer manejo qualificado e monitoramento regular , especialmente porque a quantidade e a qualidade da forragem podem variar muito ao longo da estação de crescimento e são altamente dependentes da disponibilidade de umidade.

El análisis de forraje en el estudio del sur de Wisconsin mostró que la calidad de alimentación relativa promedio (RFQ) para forraje de pasto fue más alta en mayo (197) y octubre (182), y más baja en la parte más cálida y seca do verão. À medida que as condições da forragem mudam, pode ser necessário suplementar forragem ou concentrado.

Os pesquisadores da Penn State University também  desencorajaram o pastoreio de novilhas muito jovens . Em vez disso, eles recomendam esperar até que tenham pelo menos 6 meses de idade para mandá-las para o pasto, e que  novilhas de 6 a 12 meses de idade sejam suplementadas com vários quilos de uma mistura de concentrado por dia . Isso garantirá que eles recebam energia adequada para maximizar o crescimento e ajudar a repor o excesso de nitrogênio encontrado na grama.

Fonte: Contexto Pecuária 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp