01/11/2022 às 11h26min - Atualizada em 01/11/2022 às 11h26min

Rede de laboratórios de defesa agropecuária participa da Agrinordeste demonstrando como são feitas as análises de produtos.

A Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (Rede Lfda) está participando da 29ª Agrinordeste, que acontece esta semana, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Para demonstrar a participação da Rede Lfda em várias etapas entre o início da produção agropecuária e a mesa do consumidor, um material audiovisual apresenta as análises realizadas pela Rede de laboratórios oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Além dessas informações, estão sendo exibidas análises realizadas nos laboratórios. Uma delas é uma análise de qualidade da cachaça, onde se verifica se a acidez do produto está de acordo com os padrões de identidade e qualidade. Os visitantes podem conferir como se desenvolve essa análise, quais são os critérios e entender os critérios de uma cachaça com qualidade. Além disso, o público também pode acompanhar as análises de polpas de fruta, acompanhando a quantidade de açúcar através do índice refratométrico (ou Brix), e degustando os sucos para comprovar os achados analíticos.

A ideia das apresentações é trazer a realidade do laboratório para perto do cidadão, e exibir as avaliações a que um produto é submetido antes de chegar ao consumidor.

Para a Coordenadora do Lfda-PE, Adriana Soares Leite, o contato do corpo técnico com os consumidores é muito importante para difundir o trabalho realizado nos Lfda. “O contato dos consumidores com o ambiente do laboratório é essencial para o entendimento dessa atividade que é tão valiosa para a sociedade brasileira”, completou.

Sobre a Rede Lfda
A Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (Rede Lfda) é composta por seis complexos laboratoriais do Mapa, situados em diferentes estados (RS, MG, PE, SP, GO e PA). A Rede Lfda é responsável por análises de diferentes insumos e produtos agropecuários como carnes, leites e derivados, produtos de origem animal vegetal, vacinas, sementes, grãos, fertilizantes, diagnóstico animal e fitossanitário, entre outros.

A Rede Lfda é a responsável por fornecer dados técnicos e resultados de análises laboratoriais, que compõem a tomada de decisão no âmbito da defesa agropecuária.


Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp