23/09/2022 às 10h16min - Atualizada em 23/09/2022 às 10h16min

Queijo Prato - Características e Tecnologia de Fabricação

A historia do queijo Prato iniciou-se no Brasil com, a primeira indústria laticinista que nasceu na Mantiqueira, no município de Palmira, hoje Santos Dumont- MG, em 1823, através de uma iniciativa de Carlos Pereira de Sá Fortes, médico que importou da Alemanha e da Holanda maquinário para montagem de um laticínio, e dos "técnicos" Sebastião João Frederico, João Kingma Yong, Alberto Booke que iniciaram a fabricação de um queijo semelhante ao Prato e ao Edam. A princípio, o resultado não foi satisfatório, porém, os técnicos retornaram à Europa para um aperfeiçoamento e aprendizado de novas técnicas. No retorno, houve a separação da equipe, onde Sebastião João Frederico fundou com José Jorge de Sá Fortes e Carlos Pereira de Sá Fortes, o Laticínios Alberto Booke, com sede em Santos Dumont, iniciando então um aperfeiçoamento dos produtos e que, por inspiração de Carlos Pereira, conseguiram mandar para o Rio de Janeiro leite congelado. O Yong se localizou numa fábrica de laticínios em Lima Duarte, hoje Laticínios MB, famosa instituição laticinista no mercado brasileiro.

O Queijo Prato é um queijo de grande popularidade no país e é fabricado em todas as regiões brasileiras. Possui sua origem em queijos dinamarqueses e foi realmente introduzido no Brasil por volta de 1920, com estabelecimentos dinamarqueses em localidades do Sul de Minas Gerais. A denominação Prato compreende ainda outras variedades, tais como o Queijo tipo Lanche (de forma retangular e tamanho de 0,5 a 1 kg), o Queijo tipo Cobocó (de forma cilíndrica e peso médio de 1 kg), e o queijo Esférico ou Bola de 1,8 kg. Considera-se o queijo Estepe, de forma quadrada pesando aproximadamente 4,0 a 5,0 kilogramas como uma última variedade de Prato. Possuindo sabor e aroma suaves, o queijo Prato apresenta uma coloração amarelo ouro, consistência untuosa e com pequenas olhaduras lisas e brilhantes. Por suas características típicas, presta-se bem ao preparo de sanduiches e lanches diversos.

Você encontra esta e diversas outras receitas de produtos lácteos no nosso site.
www.ricanata.com.br
Ingredientes
100 litros de leite.
Fermento lácteo Ricaferm MT3 para 100 litros.
40 ml de Cloreto de Cálcio Rica Nata.
20 ml de Corante de Urucum Rica Nata.
6 ml de Coagulante Quimorica
Tecnologia de Fabricação
Segundo tecnologia adaptada por Marco Antônio C. L. Couto, utilize leite pasteurizado, padronizado para 3,0 - 3,2 de gordura.
Depois de pasteurizado, resfrie o leite para 35ºC, e adicione o Fermento lático (RICAFERM MT3). Espere por 30 minutos para ativação.
Após ter ativado o fermento lacteo MT3, adicione o Corante Urucum Rica Nata e depois o Cloreto de cálcio Rica Nata para cada 100 Lts.
Passados os 30 minutos no mínimo de ativação do fermento, adicione o Coagulante Quimorica Super Concentrado da Rica Nata.
Após a adição do coagulante, agite bem o leite por 2 minutos e deixe o mesmo em repouso, para que se processe a coagulação, o que ocorrerá em média em 30 - 40 minutos.
Corte da massa
Verificado se o leite coalhou, faça o corte da coalhada em cubos pequenos de forma a obter o grão 1,0 cm de aresta. Primeiramente na horizontal e depois na vertical. Inicie então a primeira mexedura de forma lenta, realizada com pá de aço inox, durante 10 minutos.
Terminado o tempo de mexedura, proceda a retirada de 1/3 do soro e imediatamente, inicie a segunda mexedura, que é mais rápida, sendo efetuada com o auxílio do mexedor tipo garfo.
Iniciando a segunda mexedura, faça um aquecimento lento até atingir a temperatura final de 42°C. Continue mexendo até que a massa atinja o ponto.
(Obs: copie e cole o link acima na barra de pesquisa do seu navegador)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp