03/09/2022 às 10h32min - Atualizada em 03/09/2022 às 10h32min

Expointer, crianças das áreas rural e urbana unidas pelo amor ao gado holandês

JM Alvarenga

Com a maior audiência de público desde o lançamento, o Concurso Jovem Puxador reuniu crianças e adolescentes na Expointer neste sábado (03), na Pista do Gado Leiteiro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O evento, que tem por objetivo fomentar a atividade leiteira desde a infância, simulou um concurso real no qual os 10 jovens conduziram suas terneiras.

A exposição é uma forma de promover a interação entre os produtores e os consumidores de leite. "Nós sempre falamos e não deixamos só na teoria. Uma exposição é um congresso do produtor e a interação entre o campo e a cidade, entre a agropecuária e o homem urbano", afirmou o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês (Gadolando), Marcos Tang.

Natural de Taquara, o campeão da categoria de até 8 anos, Eurico dos Passos Farias, venceu ao lado de uma terneira da Granja Garzela. Aos 7 anos de idade, esta já é a segunda edição da qual ele participa. Para a mãe de Eurico, Maria Gabriele Rodrigues dos Passos, o concurso é importante para o desenvolvimento das crianças na lida com o gado leiteiro. "Hoje é uma das atividades que mais gera renda e empregos dentro do setor. Então, é importante para a sucessão", explicou.

A Gadolando distribuiu, além das premiações para todos os participantes, uma bebida láctea para todas as crianças presentes. Ao final do concurso, os pequenos foram convidados a entrar na pista para tirar fotos e acariciar os terneiros. "Esta é uma forma de mostrar que o animal é cuidado com carinho pelas crianças rurais e pelos agropecuaristas, e que ele pode receber o carinho também do consumidor, das crianças da cidade. Então, para nós, talvez isso seja o que estamos fazendo de mais importante para o futuro", finalizou.


Fonte: Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp