02/09/2022 às 09h54min - Atualizada em 02/09/2022 às 09h54min

Pasteurização... O que é?

A Pasteurização é o processo de aquecimento afim de matar as bactérias patogênicas do leite, as bactérias que fazem mal ao ser humano.
Apenas o aquecimento mata as bactérias, o resfriamento tem objetivo de diminuir o crescimento bacteriano após a pasteurização.
Como fazer?
Basta aquecer o leite por temperatura e por tempo determinado, chamamos de binômio tempo/temperatura.
 
Temos dois (2) tipos de pasteurizações, a lenta e a rápida:
1- PASTEURIZAÇÃO LENTA basta aquecer o leite até 65ºC/ 30 minutos. O aquecimento e o resfriamento podem ser de forma lenta.
2- PASTEURIZAÇÃO RÁPIDA basta aquecer o leite até 75º/15 segundos. O aquecimento deve ser de forma rápida. O resfriamento também de forma rápida, até a temperatura desejada.
O resfriamento do leite após a pasteurização para fazer queijo deve ser até temperatura de coagulação do queijo, normalmente 35ºC. Por exemplo, para fazer o Queijo Minas Frescal, resfriamos o leite pasteurizado até temperatura de 35ºC, para que possamos adicionar o coalho.
Conclusão: Não precisa dar choque térmico nem gelar o leite rapidamente para matar as bactérias. Basta aquecer. Choque térmico ou resfriamento rápido não mata bactéria, somente o aquecimento acima de 65ºC.
 

História da pasteurização

Até o século XIX, muitas infecções assolavam a humanidade e havia pouco avanço da ciência para que fosse possível combatê-las. Quando surgiu a pasteurização, este processo representou o primeiro grande passo do homem rumo ao combate às infecções naquele século. 

A técnica surgiu em 1862, quando Louis Pasteur tentava descobrir porque o vinho e a cerveja ficavam com um gosto ruim ao longo do tempo. Enquanto pesquisava, Pasteur descobriu que a decomposição e fermentação eram provocadas por micro-organismos, e que era possível eliminá-los modificando a temperatura do alimento.

A partir de sua descoberta, a fervura de materiais cirúrgicos e de outros objetos com o objetivo de eliminar agentes infecciosos passou a ser obrigatória. Além disso, a técnica é utilizada para assepsia e conservação de alimentos.

Muitos pesquisadores, depois de Pasteur, começaram a aplicar a pasteurização ao leite para destruir micro-organismos. Alguns a reconheciam como uma forma de prevenir doenças transmitidas pelo leite, e outros como uma maneira de aumentar sua vida útil. Dessa forma, essas doenças foram praticamente eliminadas com a pasteurização comercial, em combinação com as práticas de manejo melhoradas em fazendas leiteiras. 

No entanto, era difícil estabelecer os requisitos da pasteurização a partir da literatura existente na época. Por isso, as combinações de tempo-temperatura para a pasteurização foram estabelecidas inicialmente em 1911, para a Mycobacterium tuberculosis (62,8°C por 30 minutos), e novamente em 1957, para a Coxiella burnetii (72°C por 15 s), micro-organismo esse que sobreviveu ao leite pasteurizado, a 61,7°C por 30 min, se tornando o organismo-alvo de pasteurização até os dias de hoje.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp