09/05/2022 às 11h51min - Atualizada em 09/05/2022 às 11h51min

Emater-MG participou de Feira da Indústria de Lácteos no Sul de Minas

A Emater-MG, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), marcou presença na programação da 2ª Feira para Indústria de Lácteos (Forlac), realizada de 3 a 5 de maio, em Lambari, no Sul de Minas. Representando o Governo do Estado, o diretor-presidente da empresa, Otávio Maia, participou da abertura do evento na Expo Lambari.

Um edital de recrutamento de startups foi lançado na ocasião. O projeto de aceleração de empresas de base tecnológica, com foco em toda a cadeia agroindustrial do leite, foi executado pela Agência de Inovação Polo do Leite e contou com o apoio do Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico (Sede), além de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Na programação da Forlac de 2022, foram agendadas palestras técnicas, com temas específicos para os desafios do mercado, perspectivas para o desenvolvimento e crescimento da indústria de lácteos. Dois painéis com a fala de especialistas também fizeram parte da agenda, além de rodada de negócios e um seminário.

As coordenadoras técnicas estaduais da Emater-MG, Tânia Guimarães e Marciana de Souza Lima, foram palestrantes do seminário na quinta-feira (5). As apresentações foram a partir das 16 horas com os temas: Boas Práticas na Bovinocultura Leiteira e “Boas Práticas na Fabricação do Queijo Artesanal.

“A qualidade da matéria-prima é determinante para a obtenção de um bom produto. Para obter essa qualidade, existem pontos importantes a serem trabalhados como as boas práticas agropecuárias (BPA) e as boas práticas de fabricação (BPF)”, explica a coordenadora Tânia Guimarães. Segundo a técnica, esses cuidados apresentam as vantagens de ser preventivo, de garantir a segurança e a qualidade dos produtos, além de atender às exigências do mercado e à legislação sanitária vigente.

Marciana Souza concorda com a colega. “As boas práticas na bovinocultura leiteira asseguram que o leite seja produzido por animais saudáveis e de forma sustentável e responsável em relação aos requisitos de bem-estar animal, e às perspectivas econômica, social e ambiental”, afirma.

A Feira para Indústria de Lácteos é um evento que ocorre a cada dois anos. Para esta edição, mais de 190 marcas foram esperadas, trazendo o que há de mais inovador e tecnológico para oferecer alta qualidade e produtividade à indústria de lácteos. A Forlac teve uma grande variedade de equipamentos e soluções para os laticínios. Mais informações no site.


Fonte: Emater/MG
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp