06/05/2022 às 10h33min - Atualizada em 06/05/2022 às 10h33min

Dia de campo apresentou estratégias para reduzir custo de produção na atividade leiteira, diz Emater/RS

Aconteceu no Parque da Expoagro, em Rio Pardo, um Dia de Campo sobre "Estratégias para reduzir custos de produção na bovinocultura de leite". O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Embrapa e Afubra.

Participaram bovinocultores de leite familiares que possuem a criação em sistema à base de pasto. A atividade visou discutir e sensibilizar os bovinocultores de leite sobre a importância da alimentação para o rebanho em um momento onde os custos de produção com alimentação estão relativamente elevados, e a alimentação é um dos principais componentes dos custos de produção. Foram abordados temas como planejamento forrageiro: organizando para vencer dificuldades; alimentos conservados: como produzir mais leite e mais barato; e pastagens perenes tropicais são milagrosas?

O extensionista rural e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Vivairo Zago, explicou que os temas foram escolhidos devido aos custos de produção da atividade leiteira. "Além de se tratar de um período de vazio forrageiro outonal, cabem técnicas importantes de manejo das pastagens para amenizar o efeito do referido vazio", comentou.

Segundo o extensionista, o tema alimentação para o rebanho leiteiro é primordial para definir o resultado econômico da atividade. A alimentação, dieta para as matrizes leiteiras em sistemas à base de pasto, sendo a pastagem o principal componente volumoso da dieta, além da silagem de milho ou cereais de inverno, mais o componente proteico como a ração e os minerais, constitui a dieta adequada para o rebanho. "O planejamento forrageiro, ou seja, ter pasto em quantidade e qualidade a maior parte do ano, utilizando-se de diversas espécies e variedades disponíveis, reduz os custos de produção, torna a atividade mais rentável, uma vez que a pastagem é o volumoso mais barato da dieta. No uso de alimentos conservados, como o feno, a silagem e o pré-secado, sendo em quantidades adequadas, de cada um com a ração, também ajuda na redução de custos. E, acima de tudo, uma vaca bem alimentada é mais sadia", observa Zago.

Ainda segundo Zago, na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade serão atendidas pela Instituição na bovinocultura de leite cerca de 900 famílias. A produção anual é em torno de 150 milhões de litros, conforme levantamento realizado em 2021.

As propriedades rurais familiares têm como característica áreas pequenas, com limitação de área, normalmente com mão-de-obra familiar, produção de pastagens na propriedade, silagem em área própria e arrendada, sendo as principais raças de vacas leiteiras a Holandesa e a Jersey. "Nem todas as propriedades se dedicam somente ao leite. Há o cultivo de fumo, entre outras atividades", observa o extensionista.

A bovinocultura de leite é uma atividade importante para o desenvolvimento econômico, garantindo renda e melhor qualidade de vida para as famílias, e preservando o meio ambiente, pois o cultivo de pastagens favorece o solo, possibilitando maior infiltração de água e melhores condições químicas e físicas, quando bem manejado. A atividade também é importante para o desenvolvimento da região. "A bovinocultura de leite tem importância socioeconômica, pois ainda possibilita produzir em áreas menores, renda mensal, pode associar a outras atividades e em condições normais remunera bem a mão-de-obra. No entanto, cada vez mais a eficiência do sistema produtivo é decisiva para manter indicadores de renda na atividade", concluiu Zago.

Maiores informações sobre o evento:
Dia de Campo Estratégias para reduzir custos de produção na bovinocultura de leite
Quando: 06/05 (sexta-feira)
Horário: 13h30
Local: Parque da Expoagro  Rio Pardo/RS
Promoção: Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Embrapa e Afubra.


Fonte: Emater/RS-Ascar
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp