30/08/2021 às 11h14min - Atualizada em 30/08/2021 às 11h14min

Incaper e Embrapa realizam 3º TecLeite Espírito Santo

Linhares e Cachoeiro do Itapemirim/ES

A Embrapa Gado de Leite e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizam no dia primeiro de setembro o 3º TecLeite Espírito Santo. Diferente das outras duas edições, ocorridas nos anos 2018 e 2019, o evento será online com transmissão pelo Youtube e RepLeite. Com uma média de público presencial de 400 pessoas nas edições anteriores, a organização do evento acredita que o TecLeite virtual terá uma audiência ainda maior, já que a rede permite que pessoas de outros estados também participem.

O analista da Embrapa Gado de Leite, Websten Cesário da Silva, informa que o evento será como um “dia de campo”, com três estações:

1ª - Benefícios dos sistemas integrados e estratégias para a implementação do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Florestas (Ilpf), que irá abordar a intensificação sustentável e conservação dos solos, os ajustes no manejo Ilpf da Unidade Demonstrativa da fazenda experimental do Incaper em Linhares-ES as estratégias para a implementação da lavoura e do pasto;

2ª – Estratégias para implementação do sistema silvipastoril (Integração Pecuária-Floresta – IPF), que irá abordar o controle de formigas e insetos para a implementação da floresta no sistema, implementação e manejo inicial da floresta no sistema e a realidade local e ajustes no manejo da IPF em Cachoeiro do Itapemirim-ES;

3ª – Estratégias de cruzamento para os sistemas de produção de leite, abordando o cruzamento de animais holandês X zebu para produção de leite, estratégias de acasalamento para a renovação do rebanho, potencial produtivo e longevidade de vacas mestiças holandês X Zebu para produção de leite e produção de bezerros de corte a partir de vacas leiteiras.

Os temas que serão apresentados foram discutidos previamente com os técnicos do Incaper, atendendo às demandas dos produtores do Espírito Santo. Em cada uma das estações do dia de campo serão exibidos três vídeos, gravados em fazendas ou nos campos experimentais das duas instituições. Em seguida, pesquisadores da Embrapa e técnicos do Incaper responderão às questões que forem feitas pelo público por meio do chat.

TecLeite
O TecLeite é uma idealização da Embrapa Gado de Leite, criado para levar, de forma regional, tecnologias sustentáveis aos produtores rurais. Conforme explica Silva, o apoio das instituições de extensão rural dos estados é fundamental nesse processo. “São os extensionistas quem melhor conhecem a realidade dos produtores, demandando a Embrapa pelas tecnologias mais adequadas para cada região”. O primeiro evento com a denominação “TecLeite” ocorreu em 2011 no Campo Experimental Santa Mônica, em Valença, sul do estado do Rio de Janeiro. Outros dias de campo com esse formato ocorreram no Campo Experimental Jose Henrique Bruschi, em Coronel Pacheco – MG, na Fazenda Experimental do Bananal do Norte – Pacotuba – Cachoeiro de Itapemirim – ES  e na Fazenda Cafundó distrito de Conduru, também em Cachoeiro de Itapemirim.

Em 2018, após a assinatura de um convenio de cooperação técnica com o Incaper, o Espírito Santo passou a também receber o evento, que só não ocorreu em 2020 dado ao início da pandemia de coronavírus. 

Fonte: Embrapa Gado de Leite


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp