03/07/2021 às 16h51min - Atualizada em 03/07/2021 às 16h51min

Gincana Solidária da EPAMIG ILCT arrecada leite e donativos para instituições filantrópicas

Alunos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, estão participando, desde o dia 14 de junho, de uma Gincana Solidária. A ação idealizada por professores da instituição, ligada à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), integra a programação do Minas Láctea 2021, que acontece, de forma virtual, entre os dias 13 e 15 de julho.

O objetivo da Gincana é arrecadar alimentos, em especial leite UHT e leite em pó, e recursos para serem doados a entidades filantrópicas de sete municípios brasileiros. “A ideia surgiu da necessidade de termos, no evento, uma atividade voltada para o apoio à sociedade nesse período de pandemia.Aproveitamos para inserir os alunos do curso técnico nessa iniciativa e proporcionar a integração, a solidariedade, a responsabilidade social e o desenvolvimento de ações em grupo”, conta a pesquisadoraValdeane Cerqueira, integrante da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Laticínios e da Semana do Laticinista, eventos quefazem parte do Minas Láctea.

A disputa envolve oito equipes de até cinco alunos das diferentes turmas do curso técnico.  A Gincana segue um regulamento com provas e prazos estabelecidos. As tarefas, em sua maioria, são realizadas e postadas nas redes sociais. “Temos um grupo de Whatsapp entres os coordenadores do evento e os líderes das equipes para alinhar as tarefas e esclarecer dúvidas”, informa a pesquisadora Claudety Saraiva, que participa da Comissão Organizadora da Gincana Solidária.

As instituições que receberão os donativos são das cidades de origem dos integrantes das equipesparticipantes – Juiz de Fora, São Vicente de Minas, Lima Duarte, Bom Sucesso e Aiuruoca, em Minas Gerais, Conchas (SP) e Iporã do Oeste (SC). Além dos alimentos, uma “vaquinha virtual” está angariando recursos para a compra de agasalhos, cobertores e artigos de necessidade específica de cada entidade.

Os resultados da Gincana Solidária serão divulgados em uma reunião virtual com todos os participantes no dia 15 de julho. A equipe vencedora será premiada pela CapLab. “A empresa foi a primeira a aderir à campanha, mas todos estão convidados a participar dessa corrente do bem!Acreditamos que o espírito principal não é de competição, mas sim de solidariedade e de integração”, finalizaValdeaneCerqueira.

 

Minas Láctea 2021

O Minas Láctea é composto por cinco eventos: Exposição Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), Concurso Nacional de Produtos Lácteos, Congresso Nacional de Laticínios e Semana do Laticinista, que acontecem a cada dois anos,em Juiz de Fora (MG), com atividades presenciais no Instituto de Laticínios Cândido Tostes e no Expominas – JF.

Nesta edição, em função das medidas de distanciamento necessárias ao controle e enfrentamento da pandemia, as atividades serão integralmente virtuais. O Congresso Nacional de Laticínios vai discutir “O setor de Lácteos na era 4.0: Desafios e perspectivas”. A Semana do Laticinista será composta por nove cursos. A Expomaq e a Expolac contarão com estandes virtuais para a apresentação de maquinários, tecnologias, ingredientes e produtos derivados do leite. Já o Concurso Nacional de Produtos Lácteos será substituído pelo Fórum de Juízes, que vai debater propostas para a inclusão de categorias e critérios de avaliação a serem aplicados nas próximas edições.Também integrarão a programação, dois espaços voltados para a inovação no setor laticinista, o Hub Conecta Leite e o Inovalácteos.

A participação nas atividades do Congresso Nacional de Laticínios e nos cursos da Semana do Laticinista se dará mediante inscrições prévias, que já estão abertas. O acesso aos estandes da Expomaq e da Expolac é gratuito e estará disponível aos visitantes a partir do dia 13 de julho, às 8 horas. Mais informações e programação completa www.minaslactea.com.br .

Fonte: ASCOM EPAMIG


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp