15/06/2010 às 12h52min - Atualizada em 15/06/2010 às 12h52min

Fórum da Américas: Leite e Derivados debate a importância do leite na alimentação humana

Embrapa Gado de Leite

A influência do leite e derivados na saúde humana - da infância à idade adulta - será um dos temas debatidos no Fórum das Américas: Leite e Derivados, que será realizado no Expominas, em Juiz de Fora - MG, de 12 a 15 de julho. Para falar sobre o tema, a Embrapa Gado de Leite convidou a canadense, pesquisadora em nutrição, Helen Bishop MacDonald. 

A nutricionista é uma defensora do consumo de lácteos e derivados, tendo escrito vários livros abordando o assunto, além de seis trabalhos que incluem obesidade e perda de peso. A participação de Helen MacDonald será um dos pontos altos do evento. Apesar de o país ter um grande potencial produtivo, o brasileiro ainda consome pouco leite. 

Dados do Ministério da Saúde demonstram que o brasileiro deveria consumir, em média, 200 litros de leite por ano, seja na forma fluida ou na de produtos lácteos. No entanto, o consumo médio no País, cerca de 120 litros por habitante/ano, está muito aquém do recomendado, afirma a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Rosângela Zoccal. 

O leite é uma das principais fontes de proteína na alimentação humana. A necessidade do produto varia conforme a faixa etária da pessoa. Uma vida saudável depende deste alimento que, pela potencialidade da pecuária nacional, pode se tornar acessível à totalidade da população. 

A palestra da pesquisadora canadense será realizada no dia 15 de julho, às 15hs e fará parte do painel Qualidade do leite na alimentação. 

Fórum das Américas - O Fórum das Américas: Leite e Derivados é um dos principais eventos técnico-científicos da cadeia produtiva do leite realizados no Brasil. Ele teve origem no Congresso Internacional do Leite, promovido pela Embrapa Gado de Leite em vários estados do país desde de 2002. 

Em 2009, o evento se fixou em Juiz de Fora - MG, sendo realizado na mesma semana e local em que ocorre o Congresso Nacional de Laticínios, promovido pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, órgão ligado à Epamig. 

O Fórum das Américas reúne três eventos: O 10º Simpósio sobre sustentabilidade da pecuária de leite no Brasil, o 8º Workshop sobre políticas públicas para o agronegócio do leite e o 2º Workshop de qualidade do leite. A realização é da Embrapa Gado de Leite em parceria com várias instituições públicas e privadas. 

O evento ocorrerá dos dias 12 a 15 de julho, no Expominas de Juiz de Fora - MG. Outras informações podem ser obtidas no site www.cnpgl.embrapa.br/8congresso.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp