19/05/2010 às 11h01min - Atualizada em 19/05/2010 às 11h01min

Solenidade reúne autoridades para comemorar 75 anos do ILCT

As comemorações pelos 75 anos do ILCT reuniram em Juiz de Fora, na última sexta-feira, 14, cerca de 300 convidados, entre autoridades, representantes do setor de laticínios de Minas Gerais, ex-alunos, ex-professores e amigos da instituição. A solenidade homenageou com a Medalha Instituto de Laticínios Cândido Tostes o ex-presidente Itamar Franco, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, e o ex-ministro chefe da Casa Civil, Henrique Hargreaves; e com diploma o ex-aluno mais antigo, Aloísio Nogueira Costa; a ex-funcionária mais antiga, Isabel Salomão de Campos, e os ex-professores mais antigos, Jonas Bomtempo e José Furtado Pereira.

A solenidade foi iniciada com a inauguração da galeria de ex-dirigentes, com 15 quadros que destacam todos os diretores e chefes que conduziram o ILCT nos últimos 75 anos. O chefe do CENS, Gerson Occhi, saudou os homenageados e destacou a importância do resgate histórico para perpetuar todos que atuaram pelo progresso da instituição. Em nome dos ex-dirigentes, Antônio Carlos Ferreira agradeceu, enfatizando o sentimento de amor que todos mantêm com o ILCT. “Temos que agradecer àqueles que um dia nos deram a chance de dirigir essa instituição, onde funcionários, alunos tão valorizados no mercado e pesquisadores que agregam valor à instituição são os responsáveis por manter a filosofia e a alma do ILCT”. 

Convênio viabiliza Museu do Leite 

No auditório, o presidente da EPAMIG, Baldonedo Arthur Napoleão, conduziu as homenagens. A mesa foi composta pelo ex-presidente Itamar Franco, o secretário de Agricultura, Gilman Viana, o ex-ministro chefe da Casa Civil, Henrique Hargreaves – homenageados com a Medalha Instituto de Laticínios Cândido Tostes –, além do vice-prefeito, Eduardo de Freitas, do presidente da Câmara, Bruno Siqueira, do representante da Fundação L’Hermitage, Milton Cabral, do chefe da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, do diretor da Codemig, Marcelo Siqueira, do presidente da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, Luiz Geraldo Soranço, e dos chefes do ILCT Gerson Occhi, Fernando Magalhães Nelson Tenchini. 

Durante a solenidade, o presidente da EPAMIG, Baldonedo Napoleão, o diretor da Codemig, Marcelo Siqueira, e o representante da Fundação L’Hermitage, Milton Cabral, assinaram convênio para a cessão de mil m2 de área dentro do ILCT, onde será construído o Museu do Leite. A partir de agora, a L’Hermitage, especializada em implantação de museus, será responsável pela captação de recursos para viabilização do projeto. A ideia é criar um museu vivo, com painéis, peças tridimensionais e virtualidade que contém a história do leite no Brasil. 

Medalha Instituto de Laticínios Cândido Tostes 

A entrega dos diplomas à ex-funcionária, e aos ex-professores mais antigos como reconhecimento aos que contribuíram para que o ILCT se tornasse referência no Brasil emocionou a platéia. O agradecimento foi feito pelo ex-professor José Furtado Pereira que relembrou os tempos em que atuava no ILCT. “Mantemos o espírito de amor pelo Instituto até hoje; a grandeza está no amor ao passado e naqueles que respeitam as coisas do passado”. 

Antes da entrega das medalhas aos homenageados, o presidente da EPAMIG destacou a importância das obras de reestruturação do núcleo industrial, citou o Plano Diretor que norteou os investimentos na Instituição e lembrou que a tecnologia é a marca do ILCT. “Não são os prédios e os veículos o mais importante, mas as pessoas que sonharam, dedicaram e trabalharam por essa instituição; nosso respeito a quem fez e está fazendo pelo ILCT”, ressaltou. Justificando as homenagens, Baldonedo citou Itamar Franco como exemplo para o país. “Itamar é o homem que dominou a inflação no Brasil; nossa medalha é muito pouco diante do que o senhor fez para nós, brasileiros”. Sobre Gilman Viana, o presidente da EPAMIG ressaltou que com garra, tem liberado os recursos necessários para viabilização das obras no Instituto. "Essa obra aqui é dele, que a visita regularmente. Sem o apoio do secretário, não teríamos como inaugurar essas obras em julho”. 

Sobre a atuação do ILCT, Baldonedo citou os avanços conquistados pelo setor laticinista, ressaltando o esforço que a EPAMIG vem fazendo para que a tecnologia possa chegar ao pequeno produtor. “Nosso desafio é transferir tecnologia para os pequenos produtores para que possam atender ao mercado nacional e internacional. Temos que abrir o ILCT para que os produtores de queijo de Minas produzam melhor; sem tecnologia não se chega ao mercado e nem se firma”. 

Baldonedo Napoleão citou ainda as ações do Plano Diretor do ILCT: reforma da fábrica e reforma geral da rede física, construção da Estação de Tratamento de Efluentes, reforma administrativa e aquisição de veículos, aumento da produção e venda de produtos lácteos, consolidação do Curso Técnico de Laticínios, criação do curso superior e mestrado, criação do Centro de Treinamento de Produtores de Queijo, criação do Museu Nacional do Leite, aumento das atividades de pesquisa, aumento no número de publicações, aumento das atividades de transferência tecnológica e ampliação do Congresso Nacional de Laticínios. 

Em nome dos agraciados, o ex-ministro Henrique Hargreaves agradeceu a homenagem e lembrou o episódio do leilão realizado em 2000, quando o prédio do ILCT foi à praça para quitar dívidas da EPAMIG. A intervenção do então governador Itamar Franco, que promoveu a arrematação, através da Codemig, foi decisiva. “Essas pessoas merecem o que é feito para preservar essa instituição”, ressaltou. O secretário Gilman Viana disse que Minas Gerais agradece o empenho do ex-presidente: “O conhecimento é o maior patrimônio, daí a importância do investimento feito aqui”. 

Encerrando a solenidade, Itamar Franco falou em nome do governador Antônio Anastasia, ressaltando a importância do ILCT para o estado. “Juiz de Fora é uma cidade que pode dizer que tem um ontem com o qual nos orgulhamos”.

Ascom EPAMIG ILCT 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp