Responsável por mais de 50% dos queijos produzidos no Rio Grande do Sul, os laticínios da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS) vão marcar presença em mais uma edição da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). As atividades ocorrerão na Casa da APIL/RS, em frente à pista de apresentação de equinos.
O objetivo da entidade é promover debates e apresentações técnicas de projetos para o desenvolvimento do setor lácteo, aproveitando o momento da maior feira agropecuária da América Latina. Serão realizados também, painéis com a presença de órgãos públicos e instituições para que apresentem o que o Estado tem de ações para o desenvolvimento das agroindústrias e quais são as suas políticas públicas para o setor lácteo do Rio Grande do Sul. "Uma grande vitrine para expor a qualidade dos produtos da agroindústria. Importantes para encontros, mas também para pensar o futuro e buscar o desenvolvimento do setor agroindustrial", observa o presidente da Apil/RS, Wlademir Dall'Bosco.
Para promover a qualidade do leite na 41ª Expointer, a Apil/RS realiza no dia 29/08, a partir das 9 horas, um workshop com o Mestre Queijeiro Reynaldo Martínez, da Escuela de Lecheria do Uruguai. O especialista uruguaio também vai ensinar como preparar saborosas tábuas de queijos.
Outro destaque da programação da Apil na Feira será o painel: "Holstein – a vaca mais perfeita do mundo" e indústria de laticínios dos EUA, com Jodi Hoynoski, diretora executiva da Holstein Association USA, acompanhada do Ministro dos EUA Oliver Flake.
Os desafios e rumos da cadeia láctea também farão parte da programação da entidade, que promoverá um painel com as principais entidades do setor para debater o assunto. Estarão presentes, Seapi, SDR, Mapa, Emater, Famurgs, Fetag, Sindilat, IGL, Embrapa, Ocergs, entre outras.
Confira a Programação completa:
Quarta-feira (29/08):
9h às 13h: workshop com o Mestre Queijeiro Reynaldo Martínez, da Escuela de Lecheria do Uruguai – aspectos a considerar na elaboração de queijos com olhaduras; uso de leite em pó reconstituído na elaboração de queijos; (EVENTO PARA TÉCNICOS DA APIL/RS)
09h30min: Café colonial com o secretário de Agricultura Odacir Klein e imprensa;
15h30min: workshop Tábuas de queijos, com Reynaldo Martínez;
19h30min: Queijos & Cia, culinária a base de queijos.
Quinta-feira (30/08):
14h: reunião mensal da Apil/RS
16h: Painel "Holstein – a vaca mais perfeita do mundo" e indústria de laticínios dos EUA. A painelista será Jodi Hoynoski, diretora executiva da Holstein Association USA, acompanhada do Ministro dos EUA Oliver Flake;
18h: Queijos & Cia, tábua de queijos com Reynaldo Martíonez e mostra de queijos premiados;
Sexta-feira (31/08):
09h30min: oficina gastronômica para pizzaiolos com o Chef Daniel Chaves;
15h: Painel- Cadeia láctea: o impacto das alterações na IN 62, em especial para os produtores de leite. Convidados: Secretaria da Agricultura, SDR, Mapa, Emater, Famurs, Fetag, Farsul, Sindilat, IGL, AGL, Conseleite, Ocergs, Embrapa, UFSM, UFRGS, UPF, Univates;
17h30min: Queijos & Cia com as pizzas elaboradas pelo Chef Daniel Chaves.
Fonte: Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul