24/04/2010 às 09h59min - Atualizada em 24/04/2010 às 09h59min

Mais Alimentos mostra a força da agricultura familiar na 17ª Agrishow

MDA

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participa este ano, pela primeira vez, com um espaço próprio na Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. A abertura da 17ª edição do evento, nesta segunda-feira (26), às 10h, em Ribeirão Preto (SP), contará com a presença do ministro Guilherme Cassel. Às 11h, o ministro visita o Feirão Mais Alimentos, espaço de 1.800 m², onde serão expostos produtos financiados pelo programa Mais Alimentos, entre os quais tratores, veículos de carga leves, máquinas, implementos agrícolas e equipamentos de irrigação e armazenagem.

O espaço reforça a importância do Programa lançado pelo MDA no Plano Safra da Agricultura Familiar 2008/2009 como parte da estratégia do Governo Federal de enfrentar a crise mundial de alimentos. O Mais Alimentos acabou se tornando uma política anticíclica durante a crise econômica que assolou os mercados mundiais a partir de setembro de 2008. O crédito destinado a modernizar as unidades produtivas da agricultura familiar manteve o nível de atividade e os empregos no setor industrial. 

Em 2009, de cada dez tratores fabricados no Brasil, independente da potência, seis foram vendidos por meio do Mais Alimentos. Em tratores de até 78 CV, objetivo do programa, foram comercializados oito em cada dez por meio do Programa. Hoje, o Mais Alimentos responde por 32% dos empregos industriais do segmento fabricantes de tratores agrícolas.

O Feirão Mais Alimentos contará com cerca de 50 expositores ligados a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), ao Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos Avícolas e Suinícolas (Anfeas). Durante a Agrishow, serão sorteados para os agricultores familiares que visitarem o espaço quatro produtos: uma plantadeira de três linhas (plantio direto), uma selecionadora de grãos, um triturador e um triturador bicador.

No Espaço do MDA, que ocupará 1.800 m², estarão presentes os parceiros industriais (Anfavea, Abimaq e Simers) e institucionais do Programa – Banco do Brasil, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/SP) e órgãos do estado de assistência e extensão rural. Nestes espaços serão fornecidas informações sobre produtos e financiamentos.

O Mais Alimentos 
O Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Famíliar (Pronaf ) destinada a modernizar as unidades produtivas da agricultura familiar. O limite de crédito por agricultor é de R$ 100 mil, que podem ser pagos em até dez anos, com até três anos de carência e juros de 2% ao ano. 

Os financiamentos contemplam projetos associados à produção açafrão, arroz, café, centeio, erva-mate, feijão, mandioca, milho, sorgo e trigo, além das atividades de fruticultura, olericultura, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, ovinocultura, pesca e suinocultura

O alcance desta iniciativa foi ampliado pelo acordo firmado pelo MDA com a Anfavea, a Abimaq e o Simers, que garantem descontos de até 17,5% nos preços dos motocultivadores e tratores da linha agricultura familiar e de até 15% nos demais produtos.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp