O assunto será debatido durante um Dia de Campo sobre Produção Leiteira, promovido pela Emater/RS-Ascar na propriedade de José Luiz da Silva Oliveira, onde também será também realizada a reunião bimestral da Associação de Produtores de Leite de Quevedos (Aspelq).
Conforme o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Quevedos, Ricardo Streb Marconato, o leite produzido com qualidade é cada vez mais valorizado pelo mercado consumidor. - O evento é muito importante para os produtores de leite do município, pois os assuntos discutidos nas estações vêm ao encontro das temáticas debatidas nas reuniões anteriores da Aspelq.
A situação da produção leiteira no município tem melhorado bastante, pois agora contamos com mais uma empresa coletora, a Coomat, além da cooperativa CCGL, e isso fez com que os nossos padrões de qualidade se elevassem bastante. Já falamos sobre isso nas reuniões, mas é importante ressaltarmos que, independente da cobrança das empresas, devemos sempre colocar um produto de qualidade da mesa das famílias -, assegurou o técnico. De acordo com Marconato, essa qualidade é garantida por uma gestão atenta das propriedades leiteiras no que diz respeito ao processo de produção, da saúde dos bovinos até à entrega final do produto.
A programação iniciará às 13h30, com quatro estações temáticas, sendo a primeira ministrada pela médica veterinária da Prefeitura de Quevedos, Tassiéli Senger, sobre a higiene da ordenha. A segunda estação, que será apresentada por Ricardo Streb Marconato, desenvolverá o tema de piqueteamento de pastagens. A terceira estação contará com a apresentação do assistente técnico de Solos do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Luiz Antônio Rocha Barcellos, que dissertará sobre solos.
Pensando também no aproveitamento excedente do leite na propriedade, a extensionista social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Quevedos, Leonor Trevisan, abordará o tema de segurança e soberania alimentar com apresentação e degustação de produtos derivados do leite.
Fonte: Portal Terra Viva