31/05/2018 às 09h48min - Atualizada em 31/05/2018 às 09h48min

Brasil reforça vigilância após notificação de foco da febre aftosa na Colômbia

Farming Brasil
A ocorrência está localizada a 600 quilômetros da fronteira com o estado do Amazonas, região de florestas e sem ocupação pecuária

Farming Brasil

O Ministério da Agricultura (Mapa) emitiu alerta às Superintendências Federais de Agricultura do Amazonas e de Roraima, com o objetivo de reforçar a fiscalização e vigilância da febre aftosa na região de fronteira internacional. O reforço foi adotado devido ao foco de febre aftosa registrado em 15 animais já sacrificados e provenientes da Venezuela, conforme informações do Instituto Colombiano Agropecuário (ICA).  

Foco de febre aftosa

De acordo com comunicado do Mapa, o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, garantiu que “a situação está sob controle e não representa risco sanitário para o Brasil. Além disso, a região já é tratada com atenção especial pelo serviço veterinário brasileiro, devido ao histórico de ocorrências da febre aftosa. Leia também: exportação de vacinas contra a aftosa pode ser alternativa para a indústria brasileira.  

O ICA informou ainda que o confisco dos animais foi realizado em um posto de controle administrado pelo Exército, quando o gado era transportado em caminhão com destino à Tame, no departamento de Arauca, ambos localizados na Colômbia. Leia mais: vacinação contra a aftosa começa no dia 1º de maio no Brasil.

Status sanitário da Colômbia O ICA notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre a situação, que deve alterar o status sanitário da Colômbia em relação à febre aftosa. Até agora, a Colômbia mantinha uma zona de contenção não livre da doença, devido às ocorrências no país em 2017, e o restante do país era reconhecido pela OIE como zona livre com vacinação. O departamento de Arauca está incluído dentro da zona de contenção estabelecida pelo ICA.  

Em relação ao Brasil, a ocorrência está localizada cerca de 600 quilômetros da fronteira mais próxima, no estado do Amazonas, sendo uma região de densas florestas e sem ocupação pecuária. A parte de maior importância para a sanidade animal fica na região de Pacaraima, em Roraima, cerca de 1.200 quilômetros da região de ocorrência da doença na Colômbia.  

Fronteira do Brasil com a Venezuela A fronteira do Brasil com a Venezuela também é caracterizada por presença de densas florestas e áreas acidentadas, praticamente sem ocupação pecuária. Nesta região, a ocupação pecuária é muito baixa do lado venezuelano e não há histórico de focos de febre aftosa nos últimos anos. Assim mesmo, o serviço veterinário oficial do Brasil, exercido pelo Mapa e pela Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR) atuam de forma permanente para a prevenção de ingresso da doença. Leia também: sanidade animal – entenda o fim da vacinação contra a aftosa.  

Além das estruturas de fiscalização do Mapa, a Polícia Federal, Receita Federal e ADERR fazem vigilância permanente para evitar ingressos de animais e mercadorias que possam representar riscos de veiculação de doenças. Está implantada uma zona de proteção definida pelo Mapa que conta com medidas específicas de vigilância, como: identificação individual dos animais; vacinação oficial de todo o rebanho duas vezes ao ano; vigilância ativa de propriedades; e controle do trânsito de ingresso e egresso de animais e produtos de risco, informou o Mapa em comunicado.


Artigo original do site SF Agro | Farming Brasil: https://sfagro.uol.com.br/febre-aftosa-brasil-fronteira/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp