20/05/2018 às 10h16min - Atualizada em 20/05/2018 às 10h16min

Bovinocultores de Meleiro fazem curso sobre produção de leite, diz Epagri

Produtores de leite de Meleiro, no Sul do Estado, se reuniram durante dois dias para aprender mais sobre a atividade e obter conhecimento para melhorar os resultados em suas propriedades. O curso foi realizado nos dias 8 e 9 de maio pela Epagri em parceria com o Senar e a Coopercolmeia.

O evento iniciou com uma apresentação sobre formação de solos, adubação e calagem. A engenheira-agrônoma Luciana Ferro Schneider falou sobre as fontes de adubo que podem ser usadas nas pastagens, suas vantagens e limitações. Ela também chamou a atenção para os problemas causados pelo excesso de adubação. “A quantidade de adubo a ser utilizada para a fertilização deve ser baseada numa boa amostragem de solo submetida a análise”, destacou.

Na sequência, o engenheiro-agrônomo Homero Bosh Jr. tratou sobre alimentação animal. Ele falou sobre a exigência nutricional dos bovinos e os inconvenientes que podem ocorrer se a alimentação for mal administrada.

“Implantação e manejo de pastagens” foi o tema abordado pelo engenheiro-agrônomo Diego Adílio da Silva. Ele ressaltou a importância de conhecer a pastagem, o comportamento alimentar dos bovinos e as questões ambientais para o bom manejo do sistema. Também mostrou aos produtores 16 espécies que podem ser usadas para fornecimento de volumoso e orientou sobre o uso de piquetes e a altura do pasto para entrada e saída dos animais.

No segundo dia do encontro, o tema foi melhoramento genético. O médico-veterinário Marcelo Silva Pedroso falou sobre cruzamentos e critérios que podem auxiliar o produtor na escolha do sêmen utilizado no rebanho, dando ênfase aos aprumos. Ele destacou que, que quando se inicia a bovinocultura de leite na propriedade, a característica norteadora para melhoramento do rebanho é a produtividade.

Os participantes ainda visitaram a propriedade do produtor Nelci Cezar Giassi, onde puderam observar na prática a questão de aprumos. Na pastagem, o engenheiro-agrônomo Diego Adílio da Silva aproveitou para mostrar como se faz a amostragem de solo para envio à análise.


Fonte: Epagri 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp