12/05/2018 às 10h10min - Atualizada em 12/05/2018 às 10h10min

Inscrições para o 4º Concurso Leiteiro de Fazenda já estão abertas, diz ABCZ

Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)

Criadores interessados em inscrever matrizes para o ‘4º Concurso Leiteiro de Fazenda’ já podem efetivar o processo. Foi aberto nesta quarta-feira (23) o prazo para que os animais sejam inscritos, e os interessados têm até 20 de julho para garantir a participação. A prova faz parte da programação oficial da 11ª ExpoGenética, realizada em agosto, pela ABCZ.

“O Concurso Leiteiro de Fazenda retrata a produtividade das matrizes em condições similares de nutrição e manejo, possibilitando a expressão genética do animal ser avaliada com muito mais acurácia, sem o uso de artificialismos como medicamentos e nutrição de elevados custos. Portanto, todos os criadores são convidados a participar de mais essa edição”, destaca Eduardo Falcão, diretor da ABCZ responsável pelo PmgzLeite.

Ele revela ainda que os animais participantes, mais uma vez, serão divididos por raças e classes de idade, sendo ‘Vaca Jovem’ para as matrizes com menos de 40 meses, e ‘Vaca Adulta’ para aquelas com idade superior a da categoria anterior. E todas elas deverão, no dia 23 de julho, ter no mínimo 30 e no máximo 90 dias de paridas.

Como aconteceu na ExpoZebu 2018, a prova será realizada na Fazenda Experimental da ABCZ- Orestes Prata Tibery Júnior, sendo que o período total do concurso será de 18 dias, em que 13 dias serão para adaptação e os outros cinco para prova efetiva. O concurso contará com duas ordenhas diárias, terminando em 10 de agosto, e a premiação levará em conta o Leite Corrigido para Sólidos Totais (Lcst).

 


Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp