06/03/2010 às 09h17min - Atualizada em 06/03/2010 às 09h17min

EPAMIG participa do 11º Congresso Pan-Americano do Leite

A EPAMIG participou do 11º. Congresso Pan-Americano do Leite, realizado nos dias 22 a 25 de março, no Minascentro, em Belo Horizonte. A EPAMIG é parceira da Federação Pan-Americana do Leite (Fepale), organizadora do evento. A Empresa apresentou, durante o congresso da Fepale, a campanha “Sim ao Leite, uai”, uma versão mineira da campanha desenvolvida pela Fepale, “Sim ao Leite”. A EPAMIG, através do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), sediado em Juiz de Fora, é referência na América Latina em pesquisa, ensino e produção de laticínios. O ILCT, que em maio completará 75 anos, promove há 27 anos o Congresso Nacional de Laticínios (CNL).
A campanha “Sim ao Leite, uai” visa conscientizar a sociedade sobre a importância do leite para a saúde. Durante o 26º. CNL (2009), o presidente da EPAMIG, Baldonedo Arthur Napoleão, formalizou a participação da Empresa na campanha da Fepale. Segundo a pesquisadora da EPAMIG, Danielle Chelini, “a grande diversidade de produtos lácteos fabricados nas diferentes partes do mundo constitui uma base alimentícia que, em função de seu amplo consumo e versatilidade, está sendo aplicada para incorporar e fornecer a todos os nichos da população novos ingredientes funcionais. Profissionais de nutrição recomendam o consumo de três porções diárias de leite ou derivados como parte de uma dieta equilibrada”, explica a pesquisadora. 
Segundo Cheline, para a participação da EPAMIG na campanha “Sim ao Leite”, foi montada uma específica: A “Sim ao leite, uai!”, que terá uma primeira etapa com duração de três meses, desenvolvida nos meses abril, maio e junho em escolas de Belo Horizonte e Juiz de Fora e público-alvo formado por crianças com 7 e 8 anos, idade em que elas começam a escolher a dieta e também por ser o foco da campanha da Fepale desde o ano passado. De acordo com a repercussão, serão firmadas parcerias para que a campanha seja realizada em nível nacional, segundo Cheline.

Resultados
A EPAMIG busca com essa campanha a melhoria no consumo regular de leite pelas crianças, o que poderá ser acompanhado até o fim das atividades, segundo a pesquisadora: “Faremos um diagnóstico antes e outro depois e apresentaremos os resultados no 27º. Congresso Nacional de Laticínios, que será realizado nos dias 12 a 15 de julho, em Juiz de Fora. Além disso, o workshop que vamos realizar dentro do nosso Congresso, com participação de nutricionistas, visará agregar o leite como item na merenda escolar de Juiz de Fora. O objetivo é estimular políticas públicas que viabilizem esse consumo”, adiantou.

Instituto Cândido Tostes apresenta trabalhos
O ILCT participou do 11º Congresso Pan-Americano do Leite com apresentação de cinco trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Instituição. Os estudos foram expostos em formato de pôster durante o evento. A pesquisadora Denise Sobral apresentou o projeto “Avaliação da capacidade de derretimento e aceitação sensorial de requeijões culinários análogos”; a pesquisadora Vanessa Aglaê Martins Teodoro, o tema “Efeito da adição de nisina sobre a maturação de queijo Minas artesanal do Serro - MG, Brasil”; e o pesquisador Júnio César Jacinto de Paula, três trabalhos: “Avaliação da atividade antioxidante de uma bebida láctea acidificada enriquecida com luteína”, “Otimização do processo de salga do queijo mussarela” e “Efeito de resíduos de leite no método de adenosina tri-fosfato – bioluminescência utilizado para avaliação de procedimentos de higienização em laticínios”, este em co-autoria com o pesquisador da EPAMIG Zona da Mata, Adbeel de Lima Santos.

ASCOM EPAMIG
comunicacao@epamig.br
(31) 3489.5022 / 3489.5023


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »