26/05/2017 às 12h06min - Atualizada em 26/05/2017 às 12h06min

Leite: fórum ensina produtor a aumentar a renda

Com inscrição gratuita, o Fórum Itinerante do Leite acontece no dia 1º de junho no RS e vai reunir especialistas e representantes da cadeia produtiva de lácteos.

Responsive image

Responsive image

O 4º Fórum Itinerante do Leite: Mitos e Verdades reunirá pesquisadores, consultores, autoridades e líderes do setor em Palmeira das Missões (RS). A sede do evento é a Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, que comemora 60 anos. A programação será realizada no Dia Mundial do Leite, 1º de junho, quinta-feira. A agenda inclui palestras e discussões, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 9h, e apresentação da jornalista Kellen Severo.
 
No primeiro painel da manhã, palestrantes e debatedores falarão sobre mercado, consumo e inovação. Em seguida, entram em pauta gestão, produção e renda na atividade. O evento deverá esclarecer o que é mito ou verdade, da produção ao consumo do leite.
 
À tarde, serão realizadas seis oficinas técnicas, das 13h45 às 16h, com a participação de dezenas de especialistas. Ao fazer a inscrição, cada participante poderá optar por uma das seis atividades, com temas específicos que interessam aos integrantes da cadeia produtiva do leite.
 
A proposta do evento é desmitificar alguns pontos de vista, frequentemente equivocados, sobre a produção e o consumo de leite e derivados. “É de fundamental importância demonstrar a possibilidade de obter lucro na atividade leiteira, com planejamento estratégico, manejo das pastagens, balanceamento das dietas e execução correta na produção”, afirma o professor João Pedro Velho, coordenador-adjunto do Curso de Pós-graduação em Agronegócios da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
 
Ele ressalta ainda que é imprescindível demonstrar aos consumidores as vantagens de incluir leite e derivados para a saúde, por meio dos ácidos graxos, proteínas e lactose, que são abundantes nos produtos lácteos. O docente é um dos debatedores do fórum, ao lado de painelistas como os consultores Wagner Bescow e Roberta Züge.
 
O presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do RS (Sindilat-RS), Alexandre Guerra, também participa do evento e aposta nos debates, com a expectativa de que a produção gaúcha de leite volte a crescer, depois de dois anos de estagnação. “Nada melhor do que um fórum para poder debater competitividade, discutir tecnologias e derrubar qualquer mito em torno do leite, valorizando a matéria-prima, que é o primeiro alimento para a saúde das pessoas”, ressalta Guerra, dirigente de uma das entidades realizadoras do encontro.
 
Inscrições gratuitas
 
Os organizadores esperam cerca de 1.500 pessoas, que serão recebidas na escola, a partir das 8h, com produtos lácteos. No almoço, os participantes – estudantes de ensino médio profissionalizante, acadêmicos de diversas áreas e, principalmente, produtores de leite – poderão degustar um carreteiro de charque, prato típico gaúcho.
 
As inscrições para o encontro são gratuitas, antecipadas e limitadas. E podem ser feitas acessando o site do Canal Rural (www.canalrural.com.br), do Sindilat-RS (www.sindilat.com.br) e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios – UFSM/PM UFSM (www.ufsm.br/ppgagr/). O público pode enviar perguntas aos painelistas pelo WhatsApp (11) 98524-0073 e pela página da emissora no Facebook (www.facebook.com/canalrural).
 
O fórum é uma realização do Canal Rural, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Estado do Rio Grande do Sul (Fundesa), o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do RS (Sindilat-RS), o Sistema Farsul – Federação da Agricultura do Estado do RS, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do RS (Fetag-RS), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi-RS), do governo do Rio Grande do Sul, e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do governo federal.
 
O evento tem apoio técnico da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Empresa Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS).
 
O apoio institucional é da prefeitura de Palmeira das Missões, da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no RS (Senai-RS), da Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs), da Cooperativa Tritícola Sarandi (Cotrisal), da Cooperativa de Energia e Desenvolvimento do Médio Uruguai (Creluz), da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
 
Programação
 
8h – Credenciamento e recepção com produtos lácteos
 
8h30 – Saudações aos participantes
 
Local: Ginásio de Esportes da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato
 
9h – Abertura oficial do fórum*
 
Luiz Carlos Cosmam, diretor da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato
 
Alexandre Guerra, presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat-RS)
 
Jorge Rodrigues, coordenador das comissões de Grãos e de Leite da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul)
 
Pedrinho Signori, secretário-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS)
 
Rogério Kerber, presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa)
 
Fábio Branco, secretário-chefe da Casa Civil – RS
 
9h45 – Painel: mercado, consumo e inovação*
 
Roberta Züge, médica veterinária, consultora e sócia da Ceres Qualidade
 
Neila Richards, professora de Tecnologia de Leite e Derivados da Universidade Federal de Santa Maria
 
Bruna Bresolin Roldan, engenheira de Alimentos da Emater-RS
 
Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat-RS
 
10h45 – Painel: gestão, produção e renda*
 
Wagner Beskow, pesquisador, consultor e sócio-diretor da Transpondo
 
João Pedro Velho, coordenador-adjunto da Pós-graduação em Agronegócios da UFSM
 
Alexandre Guerra, presidente do Sindilat-RS
 
Jorge Rodrigues, coordenador das comissões de Grãos e de Leite da Farsul
 
Pedrinho Signori, secretário-geral da Fetag-RS
 
12h – Encerramento do fórum ao vivo
 
12h15 – ALMOÇO (carreteiro de charque) – Entrada franca mediante inscrição antecipada
 
12h20 – Programa Mercado&Cia*
 
13h45 – Oficinas técnicas – Ao se inscrever, o participante escolhe uma entre seis oficinas. Caso não encontre vaga, pode escolher outra opção. As oficinas disponíveis são:
 
1 – Produção de leite e gestão da propriedade
 
Local: Ginásio de Esportes – 700 vagas
 
2 – Nutrição e reprodução de vacas em lactação
 
Local: ao lado da sala de ordenha – 250 vagas
 
3 – Compost barn na integração lavoura-pecuária
 
Local: refeitório – 200 vagas
 
4 – Ferramentas de informática aplicadas na gestão
 
Local: sala de aula – 50 vagas
 
5 – Sucessão familiar na atividade leiteira
 
Local: sala de aula – 50 vagas
 
6 – Formas de agregar valor ao leite
 
Local: auditório – 250 vagas
 
16h - Encerramento da programação
 
4º Fórum Itinerante do Leite – Mitos e Verdades
 
Local: Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato (BR-158, Km 106, Palmeira das Missões, RS)
 
Horário: das 8h às 16h (fórum ao vivo das 9h às 12h)
 
 
* Transmissão ao vivo pelo Canal Rural

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp