18/02/2010 às 08h15min - Atualizada em 18/02/2010 às 08h15min

Emater alavanca produção da cadeia leiteira em Inhuma

Governo do Piauí

O município de Inhuma, localizado no Centro-Sul piauiense e a 240 quilômetros de Teresina, na região de Valença do Piauí tem, através das ações do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), se destacado pela atividade desenvolvida na cadeia do leite. Por dia a quantidade produzida é superior a 3 mil litros, sendo que 2.500 litros dessa produção são exportados para os municípios de Ipiranga, Picos e Valença. 

Interesse estimulado 
A produção do leite na localidade teve início há 24 anos, quando o Emater começou a organizar o concurso de Gado Leiteiro, em Inhuma, que está agora na sua 24ª edição. A partir da disputa gerada pelo concurso, os produtores tiveram o interesse estimulado de melhorar geneticamente seu rebanho e, com essa atitude, o consequente avanço na produção levou os produtores a ideia de exportação. 

São 60 produtores do próprio município, que com as capacitações e as ações de extensão rural que o Emater presta na região, tiveram a percepção de que a exportação seria a melhor opção para a produção insuficiente à demanda. 

Os produtores se organizaram e formaram uma cooperativa de produção de leite, que recebeu da prefeitura um tanque de resfriamento com capacidade de 1.700 litros e uma sede para a cooperativa. 

De acordo com José Airton Nogueira, técnico agrícola e supervisor territorial do Emater, por dia, com a realização das ordenhas no período da manhã e da tarde, são produzidos dois tanques de leite, que equivale a 3.400 litros. ”A produção superior a 3 mil litros por dia, gera em torno de R$ 1.800, que somando mensalmente, acrescenta R$ 54.000 à renda do município. Esta quantia distribuída para as 60 famílias, ajuda na permanência do homem no campo, evitando assim o êxodo rural”, explicou.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp