18/02/2010 às 08h12min - Atualizada em 18/02/2010 às 08h12min

Rondônia é líder na produção de leite

Governo de Rondônia

O crescimento da produtividade leiteira e a melhoria da qualidade dos animais que hoje compõem a agricultura familiar vêm ganhando destaque no cenário agropecuário do Estado de Rondônia. 

Produção de leite 
Segundo dados da Secretária de Desenvolvimento Econômico Social (Sedes), atualmente estão instalados no estado 54 Laticínios e 07 Usinas de Beneficiamento de Leite, o que representa um grande avanço econômico no setor de laticínios, que responde anualmente por R$ 302,7 milhões gerados para Rondônia. 

No Brasil, a produção de leite gira em torno de 28.700 milhões de litros por ano. De acordo com a Embrapa, 21.900 milhões de vacas foram ordenhadas, em 2009, ação que resultou numa produtividade na ordem de 1.307 litros por animal neste período. 

De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de 2009, Rondônia é líder em produtividade no setor agropecuário leiteiro nacional. O Estado é responsável pela produção anual de 747 milhões de litros de leite, o que resulta em uma média de 487 litros da bebida por habitante (1,4 milhão) por ano. 

Segundo o veterinário da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária de Rondônia (Seagri), José Lima de Aragão, o potencial agropecuário do Estado é favorecido por sua localização espacial, extensão de terras e clima quente, o que leva os detentores de propriedades rurais a aplicarem seus recursos e esforços na pecuária, proporcionando uma maior produção de leite, a qual se constitui a fonte principal de renda do pequeno produtor rural e que possibilita sua subsistência, além dos programas de incentivo do Governo do Estado. 

PROLEITE incentiva produtores 
Enquanto no ano passado o Brasil teve um crescimento de 3,5% na produção de leite, o estado de Rondônia cresceu 8,5%. O incentivo e apoio a produção de leite no estado, vem sendo realizada através do programa Fundo de Apoio a Pecuária Leiteira de Rondônia (Fundo Pró-Leite). O Governo do Estado já investiu cerca de R$ 18 milhões na pecuária leiteira. 

Ainda segundo Aragão, o PROLEITE visa busca a melhoria na produtividade e qualidade do leite, além de beneficiar e incentivar os produtores de Rondônia. "Ao longo do programa, foram trabalhadas atividades básicas de manejo alimentar, sanitário e reprodutivo, qualidade da ordenha e capacitação técnica do público envolvido no segmento". Afirma. 

Para a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Rosangela Zoccal, "Rondônia tem um grande potencial de exportador de leite para os outros estados brasileiros, porém o produto deve ser de boa qualidade". 

O incentivo dado pelo governo estadual, através da Seagri, com o programa PROLEITE, executado pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) tem contribuído para o efetivo aumento na produção de leite, em especial nas pequenas propriedades onde a mão-de-obra é essencialmente familiar.


Fonte: Governo de Rondônia 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp