26/01/2017 às 10h11min - Atualizada em 26/01/2017 às 10h11min

Avaliação final da Chamada Pública do Leite é realizada em Santa Margarida do Sul

Aconteceu na quinta-feira (26), na sede da Cooplesma (Cooperativa dos Produtores de Leite de Santa Margarida) a avalição final da Chamada Pública do Leite - lote 16, que atendeu durante os três anos a 28 produtores de leite no município. A chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (Mdsa) foi executada pela Emater/RS-Ascar e tinha os objetivos de organizar a produção dos agricultores, melhorar a gestão da atividade e da unidade de produção familiar, aumentar a produtividade e a qualidade do produto e a comercialização.

Nestes três anos de atividade foram realizadas várias ações de assistência técnica e social, com metodologias coletivas e individuais, como visitas, dia de campo, reuniões, palestras e oficinas, como também trocas de experiências nas propriedades. Os principais temas abordados nesse período foram higiene e qualidade na produção leiteira, saúde animal, alimentação, criação correta da terneira, sistemas de piqueteamento, crédito rural, cooperativismo, questões ambientais, sucessão familiar e acesso às políticas públicas.

Na avaliação final foi aplicado um questionário aos participantes da chamada, que foi considerada positiva, já que através deste acompanhamento, os técnicos do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar conseguiram dar uma assistência de forma mais contínua. De acordo com o agrônomo da Emater/RS-Ascar Fabiano Santos, "a Chamada oportunizou avanços na cadeia produtiva do leite, já que foi proporcionado mais conhecimento ao produtor, refletindo na qualidade do leite.

Uns dos aspectos positivos da Chamada é que muitos implantaram o sistema de piqueteamento nas pastagens, com o manejo dos animais, melhoraram a conservação do solo e diminuíram a incidência do carrapato", ressalta o extensionista. Além dos técnicos do escritório municipal, participou da reunião o supervisor regional, Eliseu Gonçalves.
 


Fonte: Emater/RS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp