20/12/2016 às 11h51min - Atualizada em 20/12/2016 às 11h51min

Desafio de startups para cadeia do leite revela resultados amanhã

Será realizada na Embrapa, em Brasília, a última etapa do Ideas for Milk. O concurso envolveu 137 equipes e um desafio: desenvolver projetos de soluções web, mobile ou em hardware com inovações em modelos de negócio, produtos, processos, serviços e tecnologias para a cadeia produtiva do leite.

Durante o encontro presencial, no bloco D do Edifício Sede da Embrapa, oito equipes selecionadas em edições locais do evento irão apresentar as suas soluções tecnológicas. A iniciativa envolveu estudantes, professores, pesquisadores e empreendedores que desenvolveram projetos inovadores para todos os segmentos da cadeia produtiva do leite, desde insumos agropecuários, até mercado consumidor, passando pelas pequenas, médias e grandes propriedades, logística e indústria de laticínios.

O Ideas for Milk foi organizado pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), em parceria com Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) e Departamento de Tecnologia da Informação da Empresa.

Etapas
Lançado em julho de 2016, o Ideas for Milk foi apresentado em nove cidades, somando 14 eventos. A competição nacional entre empreendedores buscou ideias para aumentar a eficiência e para facilitar o dia a dia de quem trabalha com o leite.

Até o meio de outubro, foram inscritas 137 propostas, o que equipara a iniciativa com importantes competições de startups no País. O número supera as 104 inscrições recebidas no Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha, ligado às Olimpíadas 2016, e se aproxima das 200 inscrições obtidas pela etapa brasileira do desafio global Smartcamp da IBM.

Após a primeira fase do Ideas for Milk, 40 propostas foram selecionadas para a segunda fase, as Finais Locais, que compreenderam oito eventos: São Carlos, Campinas, Piracicaba, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Viçosa, Lavras, Porto Alegre. A vencedora de cada final local estará concorrendo na Finalíssima Nacional, em Brasília.

Inovação para a cadeia produtiva do leite
O Ideas for Milk é o primeiro desafio de startups exclusivo para um dos maiores setores do agronegócio brasileiro: o leite, que reúne quatro milhões de trabalhadores, com 1,3 milhões de produtores atuando em 99% dos municípios. Para 2016, a expectativa é atingir o faturamento de R$ 100 bilhões, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Leite Longa Vida (Ablv).

O concurso nasceu por iniciativa da Embrapa Gado de Leite juntamente com Embrapa Instrumentação, Embrapa Informática Agropecuária e Departamento de Tecnologia da Informação. Fazem parte da realização as empresas Litteris Consulting, Qranio, Carrusca Innovation e Agripoint, além de 11 das principais universidades brasileiras que são referência em ciências agrárias e tecnologia da informação (TI). Tais instituições estão em três estados: São Paulo (USP-São Carlos, Ufscar, Esalq/USP), Minas Gerais (Ufmg, PUC-Minas, Ufjf, UFV, Ufla) e Rio Grande do Sul (Ufpel, PUC-RS e Ufrgs).

Além disso, um conjunto de 32 organizações apoia a iniciativa, figurando como patrocinadores e apoiadores. Dentre elas, destacam-se, no mercado de TI: Microsoft, First Decision, Cisco, Senior, Totvs, Wayra/Telefônica e Anjos do Brasil. No setor do leite, fazem parte do Ideas for Milk: Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), Tetrapak, sindicatos das indústrias laticinistas dos estados de São Paulo (Sindleite), Minas Gerais (Silemg) e Rio Grande do Sul (Sindilat) e, por fim, as associações brasileiras das indústrias de leite longa vida (Ablv), de queijos (Abiq) e das pequenas e médias cooperativas e empresas de laticínios (G100). Aceleradoras, incubadoras, sociedades científicas, empresas juniores e os principais veículos de comunicação especializados em leite completam o rol de parceiros.


Fonte: Embrapa 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp