17/02/2016 às 09h12min - Atualizada em 17/02/2016 às 09h12min

Toledo: produtores reclamam dos altos custos da produção de leite

CATVE

A bovinocultura leiteira é uma das atividades desenvolvidas na maioria das pequenas propriedades rurais de Toledo. E o leite exerce um importante papel no orçamento dos pequenos produtores. No entanto, a produção passa por dificuldades, e está se tornando inviável para alguns produtores da região.

Vanderlei tem uma pequena propriedade no interior de Toledo, e sempre criou vacas para a produção leiteira. No sítio da família já chegou a ter 40 vacas e, aos poucos a quantidade foi caindo. Hoje tem apenas sete vacas produzindo leite.

“Há uns dois anos que vinha caindo a produtividade, e desde junho, julho do ano passado já na está mais compensando”, diz o produtor.

Toledo possui uma das maiores bacias leiteiras do estado, com 24 mil vacas, e uma produção anual de 98 milhões de litros. Para o técnico do Departamento de Economia Rural do Estado, a margem de lucro do produtor torna insustentável a produção.

“A margem do lucro do produtor hoje é muito pequena quando comparado há alguns anos”, explica.

De acordo com o produtor a última produção foi vendida por R$ 0,96 de litro de leite, e o custo da produção chega a R$ 1,20. Por esse motivo Vanderlei já colocou a venda as poucas vacas que ainda restam, e pretende parar de produzir leite.

“Vaca já deu muito dinheiro. Eu me mantinha com o dinheiro das vacas, hoje nem pensar”, finaliza.

http://catve.com/noticia/6/141666/toledo-produtores-reclamam-dos-altos-custos-da-producao-de-leite


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp