06/08/2008 às 15h59min - Atualizada em 06/08/2008 às 15h59min

Concurso Nacional de Lácteos - Um brinde aos melhores!

Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), realizou o 35º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e a 35ª Exposição de Produtos Lácteos(Expolac),dois dos quatro eventos do 25º Congresso Nacional de Laticínios, nos dias 14 a 17 de julho, no Expominas em Juiz de Fora (MG). O Concurso de Produtos Lácteos e a Expolac são tradicionais entre as indústrias do setor laticinista do país. Este ano, mais de 80 indústrias de todo país participem desses dois eventos.


Segundo a organização houve recorde de inscrições para a parte cientifica, com mais de 450 congressistas. Houve também um aumento considerável nos expositores de lácteos e nas empresas que participaram do concurso, além do EXPOMINAS estar totalmente tomado por empresas com estandes bem elaborados que expunham máquinas, embalagens, serviços e ingredientes para a indústria de laticínios, além do estande do Site Ciência do Leite que disponibilizava apostilas, livros, consultorias e outras publicações para o publico visitante.


Ao longo dos anos, o Concurso de Lácteos vem crescendo e ao mesmo tempo confirmando a tendência de certas regiões produtoras de leite e derivados. Fazendo uma análise ao longo dos tempos iremos encontrar o Laticínios PJ e Cruziliense como os maiores ganhadores, seguidos do Laticínios Tirolez e do Laticínios Ponte Nova.


Tivemos também como ganhadores um representante do Paraná (Frimesa) e que hoje é o segundo maior produtor de leite do país! Precisando ter mais representantes dessa região tão próspera neste concurso! Participou um Laticínios do Rio Grande do sul (Santa Clara) que tem ótimos queijos realmente e dois do Espírito Santo (Selita e Yara Hanna) que por sinal fornecemos ingredientes (Rica Nata) para os dois laticínios, e que aproveitamos para parabenizá-los (Ao Juvenal da Selita e ao Daniel da Yara Hanna), pois não é fácil ser reconhecido entre tantos bons que se apresentam para o concurso.


Os outros ganhadores são de Minas Gerais, e neste caso podemos fazer algumas observações interessantes. O PJ e o Cruziliense são quase um ao lado do outro (Cruzília e Ingaí), e os outros são na maioria da mesma região que compreende a Zona da Mata mineira, indo para o sul de Minas, e que foi a primeira região a receber os europeus que identificaram o melhor lugar e começaram a produção de lácteos no Brasil, há mais de 100 anos. Outra região representada através do Tirolez, é a região de serra do serrado mineiro, onde é famosa a produção de queijo curado artesanal, e neste caso queremos também parabenizar nossos amigos Fernando e Mônica pela vitória e dedicação.


Por fim queremos parabenizar toda a equipe de profissionais do CEPE/ILCT e da EPAMIG, que são muitos, mas queremos destacar o Sr. Mairon Mesquita (EXPOMAQ/Epamig), o Sr. Adauto Lemos (parte cientifica) o Sr. Fernando Magalhães (Concurso Nacional de Lácteos) o Sr. Nelson Tenchini e Juliana Mucidas (Expolac) e Luiza Carvalhaes de Albuquerque que além de assessorar toda organização, realizou a Noite da Saudade, que é um jantar da Associação dos Ex-Alunos do ILCT, em comemoração aos ex-alunos que completam 25, 35, 50 e 60 anos de formados! Uma linda festa, que apresenta aos antigos a nova geração de técnicos, fazendo assim um belo intercambio, entre a experiência do mais vividos e a energia dos mais jovens.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp